O Sistema OCB marcou presença no XXIX Encontro Nacional de Mulheres e Homens Cooperativistas, realizado entre os dias 6 e 7 de setembro, na Cidade del Este, em Alto Paraná, Paraguai. O evento foi organizado pela Confederação Paraguaia de Cooperativas (Conpacoop), por meio do Comitê Nacional de Mulheres Cooperativistas (CNMC). O evento reuniu representantes do movimento de toda a América Latina com o objetivo de fortalecer a liderança eficaz e participativa, com ferramentas de gestão emocional e discussões em torno da equidade e autonomia econômica.
O encontro contou com palestras de especialistas nacionais e internacionais, com foco em três blocos principais: liderança positiva, estratégias de empoderamento econômico e sinais de violência, além de técnicas para detecção precoce desses aspectos. O tema central, que guiou as discussões e atividades do evento, foi Fortalecendo mulheres e homens cooperativistas com equidade, liderança e autonomia econômica.
Fabíola Nader Motta destacou que o cooperativismo brasileiro busca promover desenvolvimento social e prosperidadeEm sua apresentação, Fabíola Nader Motta, gerente-geral do Sistema OCB, destacou o propósito do cooperativismo brasileiro de transformar o mundo em um lugar mais justo e próspero, com melhores oportunidades para todos. “Buscamos promover o desenvolvimento social, na criação de um ambiente mais justo, inclusivo e próspero, onde as pessoas cooperam para alcançar resultados coletivos que beneficiam a todos e fortalecem comunidades em prol de um futuro mais sustentável”, disse.
Ela também explicou como o trabalho de representação política é conduzido pelo Sistema OCB junto aos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e como a entidade atua na defesa das demandas, elaboração de leis e preservação do movimento. Fabíola mencionou as vitórias legislativas conquistadas recentemente, como a aprovação da participação de cooperativas no mercado de seguros do Brasil e os avanços na tramitação da Reforma Tributária na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Ressaltou ainda a importância do trabalho conjunto com a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), que funciona como uma ferramenta essencial para a aproximação entre os líderes cooperativistas e o processo legislativo.
Outro destaque foi o Programa de Educação Política do Sistema OCB, que visa fomentar a cultura de participação política e aumentar a representatividade dos cooperativistas nos espaços de decisão. Fabíola também enfatizou o compromisso do Sistema OCB com a inclusão, diversidade e equidade, citando os comitês Elas pelo Coop, que promove a liderança feminina, e o Geração C, voltado para jovens líderes cooperativistas. “A inclusão, a diversidade e a equidade são pilares fundamentais para nós. Por isso, estruturamos programas que reforçam o nosso compromisso em promover uma liderança mais diversa, com garantia de que todos tenham voz e espaço no movimento cooperativista”, concluiu.
Fonte: Sistema OCB