A liderança é uma arte que se aprende e desenvolve de forma gradual ao longo da vida, especialmente no ambiente corporativo. Ninguém nasce um líder pronto. É essencial começar com humildade e uma forte vontade de aprender com as situações diárias, que moldam e fortalecem nosso caráter e perfil de liderança.
No entanto, isso não significa que aqueles que aspiram a liderar ou que são designados a essa função não precisem de preparação contínua. É fundamental estudar e se preparar para exercer esse papel nobre. Ainda assim, a teoria sem prática pode resultar em um líder “obeso mental”, repleto de conhecimento teórico, mas sem a experiência prática necessária para validar a aplicabilidade do que foi aprendido. Portanto, se alguém lhe confiou um papel de liderança e você se sente despreparado, não se preocupe. Nenhum líder nasce pronto, mas alguém mais experiente já reconheceu o seu potencial para ser desenvolvido.
Entendi, agora sou um líder. Por onde começo?
Um dos maiores desafios iniciais de um líder é encontrar o equilíbrio entre os objetivos dos acionistas (maximização dos resultados) e os desejos dos liderados (um ambiente de trabalho saudável e reconhecimento). Enquanto os acionistas esperam que o time, liderado por você, maximize os resultados da empresa, os liderados buscam um ambiente respeitoso, reconhecimento pelo trabalho realizado, melhor remuneração, e, idealmente, menos pressão para alcançar os objetivos da companhia.
Assim, surge a primeira grande questão para o líder: Como satisfazer ao mesmo tempo os interesses, muitas vezes conflitantes, dos acionistas e dos liderados?
O primeiro passo é alinhar as expectativas, tanto com os acionistas quanto com os liderados, por meio de uma comunicação contínua, assertiva e transparente. Quando o líder consegue equilibrar essas expectativas, ele cria: pontes em vez de barreiras; estímulos em vez de cobranças excessivas; transparência em vez de obscuridade. Dessa forma, estabelece-se uma relação de ganha-ganha, onde, à medida que os resultados da empresa crescem, os liderados são reconhecidos por suas entregas consistentes.
Para consolidar esse alinhamento de expectativas, é crucial que o líder mantenha um ambiente de trabalho saudável, evitando paternalismo ou favoritismo, fornecendo feedbacks contínuos e praticando uma comunicação clara e oportuna. Essas ações são essenciais para gerar confiança contínua no ambiente corporativo. Claro, existem outras variáveis a serem exploradas em futuros artigos, mas esse é um bom ponto de partida para aqueles que buscam uma liderança eficaz.
Liderar é, acima de tudo, um processo de aprendizagem e reaprendizagem constante, baseado em transparência e confiança mútua com seus liderados.
*Neilson Oliveira, Consultor e Fundador, EAGLE Consultants Hub