Atenta às necessidades de oferecer um atendimento adequado às especificidades dos pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Viddamed (Cooperativa de Trabalho dos Profissionais de Enfermagem e Técnicos Hospitalares) iniciará, em Goiás, um serviço hospitalar adaptado. Representantes da Viddamed estiveram na sede da OCB/GO nesta terça-feira (3) para apresentar o projeto, sendo recebidos pelo presidente da entidade, Luís Alberto Pereira, que declarou apoio à iniciativa.
Nesse sentido, o presidente convidou a Viddamed a participar da celebração do Dia do Cooperativismo, promovida pelo Sistema OCB/GO em várias cidades goianas. A entidade também se comprometeu a apoiar a Viddamed na aproximação com outras cooperativas, promovendo a intercooperação, além de facilitar o diálogo com o poder público para apresentar o projeto de acolhimento aos pacientes autistas.
A cooperativa já presta esse tipo de serviço em Ceilândia (DF) e, segundo Danilo Câmara, presidente da Viddamed, os cooperados de Goiás estão atualmente passando por um processo de capacitação. “Muitas vezes, os pacientes com TEA não recebem um atendimento especializado. O nosso projeto surgiu da necessidade de oferecer acolhimento tanto para o paciente quanto para os seus familiares”, afirma.
Além disso, a cooperativa planeja utilizar uma cabine móvel adapatada para o atendimento a autistas, com objetivo de minimizar a sobrecarga sensorial dos pacientes. A cabine é projetada com iluminação e cores suaves, materiais táteis e elementos visuais simples. A expectativa é de que essa estrutura esteja disponível para uso dentro de dois meses.
Além do presidente da Viddamed, participaram da reunião gestores do Sistema OCB/GO e a gestora de Recursos Humanos da cooperativa, Juliana Lima; o gerente, Vilmar Rodrigues; e a secretária-geral, Anita Fonseca.
Fonte: Sistema OCB/GO