O portal do Pacto Global da ONU publicou, no último dia 16 de agosto, o Comunicado de Engajamento (COE) do Sistema OCB Espírito Santo. O documento reúne ações promovidas pela organização estadual, desenvolvidas no período de janeiro de 2023 a julho de 2024, que reforçam o compromisso com o Pacto Global da ONU.
O Sistema OCB/ES ingressou no pacto há dois anos, também no dia 16 de agosto. Na oportunidade, a entidade passou a fazer parte da maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 25 mil participantes, entre empresas e organizações.
A adesão de qualquer organização ao pacto prevê o comprometimento com a implantação dos Dez Princípios Universais do Pacto Global em suas estratégias de negócios e operações diárias. Para permanecer no acordo, é necessário que os membros enviem, a cada dois anos, um relatório que elenque ações da rotina de trabalho que cumpram os princípios e que estejam alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O relatório enviado pelo Sistema OCB/ES tem o objetivo de reafirmar esse compromisso e listar as ações desenvolvidas nos eixos de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Corrupção. Além de desenvolver ações internamente, a organização estadual também busca incentivar as cooperativas do Espírito Santo a realizarem boas práticas nos âmbitos social, ambiental e de gestão. Confira!
Educação de Qualidade
Seguindo o quinto princípio cooperativista – o Educação, Formação e Informação – o Sistema OCB/ES aposta na promoção de diversos cursos e palestras que têm o objetivo de capacitar cooperados, colaboradores e gestores de cooperativas capixabas nos mais diversos âmbitos. Essas ações contribuem diretamente para o desenvolvimento dos negócios.
Entre o portfólio de cursos disponibilizados está o Programa de Formação de Dirigentes e Gestores de Cooperativas (Formacoop), que visa desenvolver nos participantes competências técnicas e comportamentais para o aprimoramento da gestão e da governança das cooperativas. Além dessa e de outras capacitações promovidas no âmbito estadual, o Sistema OCB/ES também incentiva que as suas cooperativas acessem os cursos da Capacitacoop, a plataforma de aprendizagem do cooperativismo brasileiro.
Outra forma pela qual a entidade contribui para a promoção do eixo Educação de Qualidade é por meio de iniciativas que fomentem o cooperativismo, o empreendedorismo e a criatividade entre o público mais jovem. Por isso, a organização estadual apoia o programa Cooperativa Mirim, do Sicoob; e o Cooperativas Escolares; do Sicredi. Ambas os projetos visam a disseminação dos valores cooperativistas em escolas e o desenvolvimento de uma série de habilidades em crianças e adolescentes.
O Prêmio de Desenho e Vídeo, concurso anual realizado pelo Sistema OCB/ES, também busca contribuir para a educação artística e aprimoramento da criatividade do público jovem. Por fim, o programa Cooperjovem, implementado nas cooperativas do segmento educacional, tem o propósito de formar protagonistas na construção de uma sociedade consciente, colaborativa e próspera.
Igualdade de Gênero
A igualdade de gênero também é uma pauta defendida pelo Sistema OCB/ES. A instituição reconhece a importância da participação ativa das mulheres no cooperativismo. Por isso incentiva, frequentemente, a participação desse público nas atividades desenvolvidas dentro das cooperativas e nos eventos promovidos pela entidade.
Um dos caminhos utilizados para fomentar o debate sobre gênero e potencializar as lideranças femininas no modelo societário é a promoção de encontros que reúnem as mulheres cooperativistas. Em 2023, por exemplo, foi realizado o Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas, evento que contou com diversas palestras e teve como objetivo principal a discussão do papel das mulheres dento do movimento.
Além dos encontros, a organização também apoia a construção e organização de núcleos femininos dentro das cooperativas, um fórum de debate e troca de ideias essencial para incluir as mulheres nas tomadas de decisão nas coops.
Sustentabilidade Ambiental
O eixo meio ambiente engloba três princípios universais do Pacto Global, e o Sistema OCB/ES não tem medido esforços para implantar práticas com maior responsabilidade ambiental.
Uma dessas iniciativas é a transição energética. Por meio de uma parceria firmada com a cooperativa de plataforma Ciclos, a organização estadual alugou parte da usina fotovoltaica para utilizar energia limpa no abastecimento de sua sede administrativa. Assim, a instituição contribui para a redução de emissões de gases de efeito estufa, gerando um baixo impacto ambiental nas suas atividades diárias.
Outra ação foi a conquista do Selo de Sustentabilidade BMV, por meio da aquisição do ativo ambiental chamado Unidade de Crédito de Sustentabilidade (UCS). A certificação atesta que a instituição desenvolve suas atividades com responsabilidade socioambiental e tem interesse em inserir a conservação das florestas em sua Política de Sustentabilidade.
Saiba mais
Essas são apenas algumas iniciativas que reforçam o comprometimento que o Sistema OCB/ES tem com um futuro mais sustentável e justo para todos. Acesse o relatório completo e entenda como a entidade adota práticas sustentáveis na sua rotina de atividades.
Fonte: Sistema OCB/ES