Os 20 anos do Coop Encena — projeto social do Sistema Ocemg que leva cultura, arte e solidariedade para diversos municípios mineiros — foram marcados por encantamento na capital mineira e em Cristália, cidade com pouco mais de 5 mil habitantes. No último dia 14, a peça “Acredite, um espírito baixou em mim” foi apresentada em Belo Horizonte, no Cine Theatro Brasil Vallourec, reunindo 817 pessoas. Três dias depois, o mesmo espetáculo chegou ao Norte de Minas.
“Ao longo dessas duas décadas, o Coop Encena tem mostrado que a cultura pode andar de mãos dadas com a responsabilidade social, criando um legado. A intercooperação promovida pelo projeto é um exemplo vivo de como o cooperativismo transforma a sociedade”, ressaltou Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg, durante a cerimônia de celebração dos 20 anos do Coop Encena realizada em Belo Horizonte. Ele destacou, ainda, que as apresentações teatrais deixam uma marca positiva nas cidades por onde passam, refletindo o compromisso do coop com as pessoas e com as comunidades onde atuam.
Desde a criação do Coop Encena, em 2004, milhares de pessoas tiveram seu primeiro contato com o teatro graças aos espetáculos promovidos pela Casa do Cooperativismo Mineiro. Foram cerca de 150 apresentações em 89 municípios para mais de 74 mil pessoas. E o melhor de tudo: os ingressos são trocados por alimentos não perecíveis que posteriormente são entregues a instituições sociais escolhidas pelas cooperativas que recebem o programa.
Ao todo, 1,9 toneladas de donativos foram arrecadadas na capital mineira no evento celebrativo e, nas últimas duas décadas do programa, foram mais de 148 toneladas. Durante sua existência, o programa já teve a participação de 389 cooperativas, auxiliando 388 instituições. O Coop Encena é uma prova do compromisso das nossas cooperativas com o desenvolvimento das comunidades onde atuam, fomentando a cultura e promovendo a solidariedade.
Compromisso com o povo
No último sábado (17/08), os olhos de Martinha Mendes de Arruda, produtora rural aposentada, brilharam de um jeito diferente. Pela primeira vez na vida, ela foi ao teatro, uma experiência com a qual nunca havia sonhado. Do cenário montado para receber os artistas, aos aplausos do público, tudo era motivo de alegria. Um espetáculo que alimentou sua alma e sua fé na cultura e no cooperativismo. “Foi muito divertido, ri bastante. Para minha cidade [Cristália, no interior de Minas], foi uma experiência única”, compartilha.
No interior, a chegada do elenco da peça “Acredite, um espírito baixou em mim” foi marcante. Na falta de um teatro, o espetáculo foi montado em uma escola pública cedida pela prefeitura, a Escola Estadual Professor Tutu. Para o diretor da instituição, Djalma Júnior, foi um momento especial. “A cultura é importante para o desenvolvimento de uma comunidade. Por isso, acredito que o Coop Encena nos trará inovação e conhecimento, algo que podemos alcançar através da arte”, afirma.
O secretário de Cultura e Turismo de Cristália, Robervaldo Colares, também celebrou a parceria com o Sistema Ocemg. “Nós não temos muitos momentos como esse, por isso essa novidade será interessante para todo o município”, avalia. “A cultura é importante porque traz novas experiências, permite que as pessoas saiam da rotina e vivam momentos fora do cotidiano, muitas vezes inéditos”.
Para o diretor e ator da peça, Ílvio Amaral, a cultura e o teatro têm o poder de transformar uma comunidade. “Um lugar sem cultura é um lugar sem alma. Quando chegamos a uma nova cidade, plantamos uma semente. E, por menor que ela seja, sempre esperamos que as pessoas compreendam a importância desse movimento”, destaca. “Cultura e educação são os bens mais valiosos que temos, por isso, nosso grupo é eternamente grato ao Sistema Ocemg por iniciar esse projeto, que cresceu e frutificou tanto”.
Assim como Martinha, a estudante Rayssa da Silva, 14 anos, moradora de Cristália, ficou encantada com a montagem da peça. Antes do espetáculo começar, estava curiosa, sem saber exatamente o que esperar, já que seria uma experiência inédita para ela. Após a apresentação, com um sorriso no rosto, ela comentou que a apresentação superou suas expectativas. “Eu não imaginava que me divertiria tanto. Achei muito engraçado e interessante também. Totalmente diferente do que pensei”.
A celebração dos 20 anos do Coop Encena, da cidade de Cristália, reuniu 130 pessoas e ficará para sempre marcada na vida de quem experimentou, pela primeira vez, a magia que só o teatro tem.
Fonte: Sistema Ocemg