Mais de 10 mil estudantes estão atualmente envolvidos na produção de trabalhos pedagógicos, marcando uma nova etapa da edição 2024 do “Concurso Cultural”, programa mediado pelo Instituto Sicoob. A etapa acontece nas instituições apoiadas pelo Sicoob Credigerais, localizadas no Norte e Noroeste de Minas Gerais, bem como em algumas cidades da Bahia e Goiás. A iniciativa visa promover o cooperativismo nas instituições de ensino público e privado por meio da produção de trabalhos educacionais que vão desde a desenhos, textos narrativos, tiras em quadrinhos e poemas.
Iniciada em maio, a edição de 2024 do “Concurso Cultural” da Credigerais registrou um aumento de 79% número de estudantes inscritos em relação à edição anterior, quando 5.585 alunos participaram da ação cultural. Além disso, o número de escolas participantes também cresceu, totalizando 71 instituições de ensino cadastradas, em comparação com 43 na edição passada.
“Nós tivemos quase o dobro do número de estudantes inscritos este ano em relação a 2023. Isso ratifica que o cooperativismo tem grande potencial no processo educacional. Ele promove a conquista de metas comuns através do trabalho em equipe, algo importante nas escolas”, destaca Aparecida Correia, analista pedagógica do Sicoob Credigerais.
Na edição de 2024 as atividades do Concurso Cultural são aplicadas a partir do tema “Atitudes simples, escolhas conscientes”, que são pertinentes à comunidade escolar, além de estimular as práticas cooperativistas em sala de aula. Após a fase de produção dos trabalhos, as escolas farão as seletivas dos materiais que serão encaminhados ao Núcleo Pedagógico do Sicoob Credigerais para avaliação. A etapa seguinte, que acontece ao final do mês de setembro, consiste na premiação do concurso onde os trabalhos serão coletados e avaliados pelas cooperativas singulares do município correspondente.
O Concurso Cultural é destinado a alunos regularmente inscritos nos 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental. Este ano, a iniciativa está sendo implementada em 13 municípios onde a Credigerais tem presença.
A analista pedagógica da cooperativa destaca ainda que a iniciativa reflete a meta do Sicoob Credigerais de promover a construção de conhecimentos que levem a práticas mais cooperativas, aprendidas e experimentadas com base em valores e princípios cooperativistas durante as atividades escolares.
“Além de difundir ideais cooperativistas entre as comunidades escolares das redes pública, privada e cooperativas que atendem alunos do ensino fundamental, o concurso é realizado em torno de um tema que favorece a discussão de conhecimentos sobre o mundo e a realidade próxima das crianças”, destaca.
Categorias
O concurso é dividido em quatro categorias, baseadas nas diretrizes de sequências didáticas para diferentes anos escolares, conforme definido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No âmbito das artes, os alunos do terceiro ano do ensino fundamental são incentivados a criar conteúdos que reproduzam o tema anual do Concurso Cultural, explorando a criação de desenhos.
Na etapa que trata dos textos narrativos, os estudantes do quinto ano desenvolvem histórias que destacam a relevância do tema tratado em suas comunidades locais. Na esfera da poesia, os alunos do sétimo ano são incentivados a criar versos com uma mensagem cooperativista, empregando a linguagem poética com ritmos e rimas. Por fim, os estudantes do nono ano são convidados a produzir tiras em quadrinhos que demonstrem o tema em questão.
Informações sobre o cronograma estão disponíveis no regulamento.
Fonte: Sicoob Credigerais