O Sistema Ocergs, sempre acreditando no potencial do cooperativismo gaúcho, lança esta semana um portfólio de soluções inovadoras para impulsionar o modelo de negócio cooperativo. Esses serviços foram desenvolvidos para atender às diversas necessidades das cooperativas, acompanhando-as em sua jornada de negócio. Esse conjunto de soluções é fundamental para promover o desenvolvimento de cooperativas mais sustentáveis e competitivas.
De acordo com Darci Pedro Hartmann, presidente do Sistema Ocergs, o uso desses serviços pelas cooperativas não só facilita o crescimento, mas também eleva o nível de excelência. “Nossos serviços impulsionam o desenvolvimento e a sustentabilidade das cooperativas gaúchas. Trabalhamos para que elas tenham uma presença cada vez mais expressiva em todos os ramos de atuação e contribuam para o desenvolvimento do estado”, destaca Hartmann.
Entre os principais serviços oferecidos estão o Soucoop, um banco de dados que marca o início da jornada da cooperativa; o Avaliacoop, com ferramentas para avaliação da gestão e governança das cooperativas, realizando diagnósticos detalhados; o Capacitacoop, uma plataforma de ensino a distância com mais de 200 cursos e 1.000 horas de aprendizagem sobre cooperativismo; e o ESGcoop, que promove o crescimento sustentável, fortalecendo a imagem das cooperativas e o compromisso com questões sociais, ambientais e de governança.
Para fomentar a inovação, o Inovacoop oferece serviços que incluem diagnósticos, capacitações, articulação com hubs de inovação e missões técnicas, tanto nacionais quanto internacionais; o RepresentaCoop atua na defesa dos interesses das cooperativas junto a entidades públicas e privadas, tanto política quanto institucionalmente; e a Escola Superior do Cooperativismo (ESCOOP) oferece soluções personalizadas de educação e aperfeiçoamento técnico, projetadas especificamente para atender às necessidades das cooperativas.
O portfólio contribui para a qualificação da gestão das cooperativas, resultando em aumento de faturamento, crescimento no número de associados, investimentos e geração de empregos. Essas melhorias são parte do plano RSCOOP150bi, que estabelece metas ambiciosas para 2027: alcançar R$ 150 bilhões em faturamento, 4 milhões de associados, 100 mil empregos diretos e R$ 75 bilhões em sobras líquidas anuais. Conheça o portfólio completo aqui.
Fonte: Sistema Ocergs
Discussão sobre post