A saúde digital tem avançado cada dia mais e, no caso da Unimed-BH, o serviço vem ganhando novos formatos, servindo como uma “porta de entrada” para direcionar o percurso dos clientes, permitindo um atendimento cada vez mais personalizado. Da sua criação, em março de 2020, até junho de 2024, a Saúde Digital da Unimed-BH já realizou mais de 1,5 milhão de consultas.
O serviço é destinado a todos os clientes da cooperativa por meio do pronto-atendimento on-line voltado para pequenas urgências. Além disso, são oferecidos cuidados para públicos específicos, como gestantes e crianças, e serviços que visam facilitar a vida do cliente, como é o caso da renovação de receitas sem a necessidade de ir a uma consulta presencial.
A novidade da cooperativa agora são os dois serviços que passam a ser oferecidos por meio digital: consulta on-line para casos de saúde mental e telemonitoramento de pacientes pediátricos com asma crônica ou bronquiolite.
No caso da consulta on-line para saúde mental, o serviço conta com uma equipe de psicólogos, médicos de família e psiquiatras que fazem atendimento a distância. Para ser atendido, o cliente precisa agendar uma consulta de acolhimento pelo aplicativo da Unimed-BH e um psicólogo realiza a triagem do paciente que, em seguida, é direcionado para a primeira consulta com médico que melhor resolverá sua demanda.
“Casos de saúde mental são hoje uma das principais demandas de nossos clientes que buscam atendimento na nossa rede assistencial. Uma das missões do atendimento on-line é a transversalidade e a ordenação do percurso do paciente. Por meio da Saúde Digital, ampliamos o acesso e temos a oportunidade de direcionar o percurso dentro do digital e, em alguns casos, levar para o presencial”, diz o diretor de gestão assistencial da Unimed-BH, Eudes Arantes Magalhães.
Telemonitoramento de casos de asma
Uma das modalidades da telessaúde que faz o acompanhamento do paciente de forma remota, o telemonitoramento já é uma realidade na Unimed-BH. O serviço atualmente é ofertado para diversos perfis de clientes, entre eles, gestantes, centenários, entre outros.
O destaque dessa vez fica para o telemonitoramento do público infantil com asma crônica ou bronquiolite. De abril a junho, a equipe assistencial da Saúde Digital realizou cerca de 850 telemonitoramentos de crianças e bebês.
Para casos de risco leve dessas doenças respiratórias, o serviço de telemonitoramento conta com o monitoramento por robô, que envia mensagens no celular dos pais e responsáveis. Essa ferramenta é uma forma de orientar as famílias e garantir maior adesão ao tratamento.
“As mensagens trazem informações sobre controle de fatores ambientais e alérgenos, cartão vacinal, plano de ação para o manejo da crise, dúvidas sobre o uso dos medicamentos/dispositivos inalatórios e a importância da vinculação com médico pediatra ou pneumologista. Além da marcação de consultas eletivas para as crianças que não possuem médicos de referência ou consulta on-line de urgência quando há permanência do quadro clínico ou crise”, explica.
O próximo passo, que já vem sendo testado, é o atendimento figital (físico + digital) para crianças com asma grave, que inclui visitas domiciliares realizadas por enfermeiros utilizando o dispositivo TytoCare, que permite exames físicos à distância e monitoramento mais seguro e eficaz por pediatras.
A cooperativa informa que o telemonitoramento complementa as teleconsultas e contribui para promover a saúde preventiva, evitar idas ao pronto socorro e até mesmo evitar internações desnecessárias.
Fonte: Diário do Comércio
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