Fortalecer o protagonismo da juventude, e preparar os jovens para o processo de sucessão em suas famílias e no cooperativismo. Estes são alguns dos objetivos do programa GERAÇÃO MAIS COTRISOJA, lançado pela cooperativa sediada em Tapera na quinta-feira,18/07.
O grupo reúne 22 participantes, sendo dois de cada unidade da Cotrisoja, onde os jovens são associados ou filhos de associados e possuem entre 18 e 25 anos. Em um período de cerca de um ano, eles realizarão uma série de capacitações que abrangerão temas como comunicação, liderança, inovação, agricultura sustentável, entre outros assuntos. Além das temáticas preparadas pela Cooperativa, os jovens também irão construir assuntos para serem trabalhados, e além de capacitações teóricas, as atividades preveem viagens e eventos técnicos e práticos.
No encontro inaugural, realizado em Tapera, o presidente da Cotrisoja Cristiano Scher comentou que a esta ação da cooperativa acontece em consonância a um movimento do cooperativismo nacional. Ele ainda destacou a importância destes jovens como protagonistas do futuro do cooperativismo, e da própria Cotrisoja.
“Já realizamos um trabalho semelhante e muito proveitoso através de nosso Comitê de Mulheres, e estamos confiantes que este trabalho com os jovens também será de muitos frutos. Esta ação também contempla nosso objetivo estratégico, pois valoriza o relacionamento com o quadro social. Criamos este espaço focado na juventude para que eles possam se desenvolver pessoal e profissionalmente, e também contribuírem para o fortalecimento da nossa cooperativa” disse o dirigente.
No encontro inaugural, a associada da Cotrisoja Wânia Elizabeth Vagner, que representa a cooperativa no Comitê Estadual Geração Mais, destacou as grandes oportunidades que estão sendo criadas para os participantes. “Essa jornada é gratificante e terá todo apoio da Cotrisoja para que vocês, ao final de ciclo, saiam preparados para novos desafios, e acima de tudo mais comprometidos em cooperar com o fortalecimento da Cotrisoja e do cooperativismo” disse.
Além de boas-vindas, o encontro inicial já contou com momento de capacitação, onde a coordenadora de Ensino e Pesquisa da Escola Superior do Cooperativismo (Escoop), Paola Richter Londero, trouxe aos jovens insights sobre cooperativismo e especialmente o papel dos jovens como futuros líderes nas organizações cooperativas. “A Cotrisoja está de parabéns por abrir esta grande oportunidade, e esperamos que vocês jovens aproveitem ao máximo esse universo de conhecimento. Estaremos acompanhando e apoiando vocês, para que se qualifiquem e se encorajem para assumir seus lugares de líderes do futuro em suas famílias, na cooperativa e na sociedade” incentivou a educadora.
Fonte: JE Acontece
Discussão sobre post