O Dia Internacional do Cooperativismo, que acontece sempre no primeiro sábado de julho, tem um novo significado este ano em todo o Brasil. Cooperativas e associados do país inteiro voltam seus olhos para o Rio Grande do Sul, onde o Sistema Ocergs transformou o Dia C em um grande ato de reconstrução do Estado. No sábado (6), às 8h, o Sistema Ocergs abrirá as portas da Cooperlíquidos, em Canoas, para prestar contas, agradecer aos doadores e homenagear os voluntários que fizeram parte da campanha Coopera RS. Ações acontecem também em mais de 40 cooperativas em outros municípios, com ações como limpeza de casas, distribuição de donativos e atendimentos de saúde.
Ainda no início de maio, o Coopera RS foi criado para ser uma rede de apoio na reconstrução das comunidades afetadas pelas enchentes. Seguindo o princípio da intercooperação, cooperativas de todo o Brasil se mobilizaram para enviar doações de alimentos, medicamentos, materiais de construção e também na arrecadação de fundos. A base para toda essa distribuição chegar e ser destinada a quem precisa com eficiência foi a Cooperlíquidos, em Canoas. A cooperativa de transporte cedeu sua estrutura para virar um centro de distribuição, além de colocar seus caminhões à disposição do transporte de donativos.
Para o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, a capilaridade do sistema cooperativo faz com que o movimento seja um dos principais neste momento de reconstrução. “O cooperativismo chega onde ninguém mais chega. Nós chegamos ao produtor do interior, nós chegamos com a cooperativa de crédito na cidade onde não há sede de outro banco”, argumenta.
Até o momento, as ações do Coopera RS ajudaram mais de 12 mil pessoas. Os números, disponíveis e em constante atualização na página da campanha, apontam uma arrecadação de mais de 950 toneladas de alimentos, mais de 400 toneladas de produtos de limpeza, mais de 40 mil peças de roupas, 11 mil cobertores, além de milhares de litros de água, colchões, fraldas, travesseiros, entre outras doações.
Segundo a gerente de comunicação e marketing do Sistema Ocergs, Simone Zanatta, a prestação de contas da campanha não significa o fim da mobilização das cooperativas – muito pelo contrário. “Nosso objetivo com o Dia C é consolidar toda essa solidariedade, não só prestando contas e valorizando pessoas e cooperativas que se envolveram na nossa campanha, mas também incentivando que as pessoas continuem agindo, doando e se doando para a reconstrução do Estado. A central na Cooperlíquidos encerrará as atividades no dia 6, mas o Sistema Ocergs continuará auxiliando em diversas frentes”, destaca.
No sábado do Dia C, a programação em Canoas começa às 8h com abertura oficial e apresentação de Renato Borghetti com o projeto Fábrica de Gaiteiros. A partir das 8h40, acontecerão quatro painéis com falas de apoiadores, doadores, voluntários e entidades beneficiadas. A previsão é que o evento se encerre às 11h30. A programação nas cooperativas em todo o Estado pode ser acessada na página do Coopera RS.
Confira a programação na Cooperlíquidos, em Canoas:
8h – Abertura e Boas Vindas
8h05 – Fala do Presidente Darci Hartmann
8h15 – Apresentação da Fábrica de Gaiteiros
8h45 – Vídeo de Agradecimento
8h50 – Painel 1: Apoiadores
9h20 – Painel 2: Doadores
9h50 – Painel 3: Entidades Beneficiadas
10h20 – Café da Manhã
11h – Homenagem aos Voluntários
11h30 – Encerramento do Evento
Fonte: Sistema Ocergs
Discussão sobre post