Mais de 400 pessoas se reuniram no dia 20 de junho, em Bambuí, para assistir ao espetáculo “Velório à Brasileira”, do grupo Cangaral Produções. A peça teatral, apresentada no município mineiro da região Centro-Oeste de Minas Gerais, faz parte do Coop Encena, projeto criado pelo Sistema Ocemg com a proposta de unir o entretenimento e a solidariedade na promoção do cooperativismo.
Na edição de Bambuí, o ingresso para assistir às peças teatrais foi a doação de alimentos não perecíveis, sendo ao todo arrecadados 900 quilos. Ao longo de 2023, foram quase 10 toneladas de alimentos distribuídos a 19 instituições, em 13 municípios, contando com a participação de cooperativas. Este ano, o Coop Encena celebra 20 anos e, ao longo deste período, o projeto beneficiou 387 instituições em 89 municípios. Ao todo, 74.110 pessoas doaram 150 toneladas de alimentos, com a participação de 387 cooperativas.
Para o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, o Coop Encena democratiza as artes cênicas e promove a interação entre as pessoas. “É uma união muito importante da cultura com a responsabilidade social. Além disso, a intercooperação gerada pelo projeto é um exemplo para toda a sociedade”, explica. “Um dos princípios do cooperativismo é o interesse pela comunidade, e as apresentações têm um impacto positivo nas cidades por onde passam”.
Expectativa
O Sicoob Credibam foi um dos parceiros do Sistema Ocemg na realização do Coop Encena em Bambuí. Esta é a segunda vez que o município recebe o projeto, desta vez, a iniciativa partiu da cooperativa que reconheceu seu impacto positivo. O presidente da coop, José Ronaldo Rocha, ficou satisfeito em fazer parte desta edição logo em sua primeira gestão na entidade. “Além de proporcionar um momento de alegria para a população, estamos apoiando a cultura e o social”, enfatiza. “Os donativos arrecadados serão entregues à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) da cidade e à Associação Olga Chaves de Miranda”.
O presidente acrescenta que a expectativa de todos para o evento foi grande. Por isso, escolheram o Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Bambuí para receber o evento, que possui um espaço maior. “Recebemos cooperados daqui, de Córrego Danta, Medeiros e Tapiraí. Tudo isso foi possível graças ao apoio do Sistema Ocemg. Sem essa parceria, não poderíamos realizar o evento. Somos muito gratos”, conclui.
Além do Sicoob Credibam, Sicoob Sarom e COOPEN-BI também foram parceiras na iniciativa.
Velório à Brasileira
A peça “Velório à Brasileira” foi criada para divertir a plateia. O diretor e ator, Ilvio Amaral, conta que os ensaios começaram antes da pandemia. “Após esse período de pausa, acreditamos que essa peça é ideal, pois é leve e alegre”, observa. “Para o grupo, participar dessa iniciativa é uma honra. Se outras entidades e empresas apoiassem a cultura como o Sistema Ocemg, nossa sociedade seria diferente”.
Para Amaral, inúmeros fatores fazem do projeto algo especial. “Através do teatro, levamos a cultura a cidades menores, recebemos doações de alimentos em troca e ajudamos entidades necessitadas. É um ciclo incrível”, afirma. “Por isso, ficamos satisfeitos com mais uma apresentação e com a solidariedade das pessoas”.
Participe do Coop Encena
Para as cooperativas que desejam levar o Coop Encena para a sua cidade, o contato pode ser feito por e-mail: [email protected] ou por telefone (31) 3025-7105.
Fonte: Sistema Ocemg
Discussão sobre post