A Cresol, em parceria com a Aliança Global de Agências Agrícolas (Agricord), promoveu em junho o primeiro Seminário Internacional “Construindo juntos a inovação em agricultura e finanças para um amanhã sustentável”. O evento reuniu lideranças de organizações de cerca de 25 países para debater a agricultura familiar em escala global.
Nos dias 5 e 6, as comitivas participaram de painéis e grupos de trabalho na sede da Cresol em Francisco Beltrão (PR). Contribuíram em alguns dos debates a diretora de operações do Woccu, Eileen Miamidian; a vice-presidente da Rede Agricord, Marianne Streel; e o coordenador da Undesa/ONU, Andrew Allimadi. Organizações como Agência Brasileira de Cooperação, Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, Facilitadora da Agricultura e Florestas e Organização das Cooperativas do Brasil também estiveram representadas.
O representante da ONU no evento, Andrew Allimadi, lembrou que 2025 será o Ano Internacional das Cooperativas de Crédito e citou a cooperação como ponto importante para as iniciativas sustentáveis.
Uma ampla estrutura de apoio e tradução foi preparada para atender aos participantes, vindos de países como Equador, Peru, Canadá, Estados Unidos, Cabo Verde, Senegal, França, Bélgica e Alemanha. A comunicação acontecia, principalmente, em português, inglês, espanhol e francês.
Em comum, as mais de 150 pessoas presentes tinham o objetivo de compartilhar e encontrar soluções que impactem positivamente os sistemas alimentares, a partir de finanças sustentáveis.
O presidente do Cresol Instituto e Cresol Baser, Alzimiro Thomé, provocou os congressistas, ao final dos trabalhos: “E é um desafio para todos, que saiam daqui e já coloquem em prática uma ou duas iniciativas a partir do que foi apresentado e compartilhado no seminário. O mundo está olhando para esses assuntos, e nós não vamos salvar o mundo sozinhos, mas tem uma parte que compete a nós. Por isso, vamos continuar trabalhando, buscando o que podemos fazer além do tradicional”.
Discussão sobre post