Um estudo elaborado pelo Ailos, sistema de cooperativas que conta com mais de 1,6 milhão de cooperados, revela que mais de 50% de seus cooperados pertencem à geração Z, nascidos entre 1995 e 2009, e à geração Y (conhecida também como Millennial), composta por quem nasceu entre 1984 e 1995. Estas gerações, imersas no avanço tecnológico e nas comodidades do mundo financeiro moderno, apresentam hábitos distintos das gerações anteriores, evidenciados pelo fato de que pouco visitam uma agência física para serviços financeiros.
Em um comparativo entre as duas gerações, os Millennials destacam-se pela adesão e diversificação em produtos financeiros, como financiamentos imobiliários e seguros diversos; enquanto a Geração Z mostra um volume significativo em transações Pix e uma participação ativa em eventos educacionais, o que indica que essa faixa está mais interessada em conteúdos voltados para finanças.
Apesar de mais nova, a Geração Z já começa a explorar opções de financiamento imobiliário, indicando uma maturidade financeira precoce e interesse por moradia própria, conforme apontado pelo Serasa. Já uma análise da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Ambima) revela que a Geração Z mostra uma maior consciência e prontidão para aprender sobre finanças e investimentos.
“Ambas as gerações possuem comportamentos muito parecidos com relação ao consumo de produtos de operações de crédito. Embora essas gerações possam ter abordagens diferentes em relação ao uso desses instrumentos financeiros, ambos reconhecem o valor que eles oferecem em termos de conveniência, flexibilidade e capacidade de alcançar objetivos financeiros de curto e médio prazo”, destaca Peterson Fernandes Colares, superintendente de Marketing da Central Ailos.
Fonte: Sistema Ailos
Discussão sobre post