Uma comitiva composta por secretários de estado do Meio Ambiente e institutos ambientais do país visitou a Cooperativa Pindorama, na manhã do último sábado (27), como parte de um roteiro elaborado do encontro nacional de representantes de órgãos ambientais, promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente – Abema, este ano sediado em Alagoas.
A iniciativa de ter a Pindorama como parte de itinerário partiu do secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas, Gino César.
“Colocar Pindorama no roteiro da Abema é de fundamental importância. Primeiro, porque é uma cooperativa de pequenos agricultores; segundo, porque é uma das maiores do Brasil, construída com muito carinho, muito amor, desde sua fundação, na década de 1950, por René Bertholet e, hoje, tendo o Klécio, que é um parceiro do estado de Alagoas, um parceiro do Brasil”, disse Gino César.
Presidente da Abema, a secretária de Estado do Meio Ambiente do Mato Grosso, Mauren Lazzaretti destacou a importância das visitas técnicas nos encontros da instituição.
“O objetivo das visitas técnicas da Abema é conhecer as boas práticas, aquilo que deu certo dentro do estado que estamos visitando, com o objetivo, exclusivamente, de entender como materializar aquilo que chamamos de desenvolvimento sustentável, a conciliação entre a conservação dos recursos naturais, garantindo desenvolvimento econômico, ambiental e social”, explicou Mauren.
Segundo ela, a visita à Cooperativa Pindorama e o que foi visto na ocasião servirá como exemplo para as ações da Abema daqui em diante.
“Depois de conhecer um pouco da Pindorama, assistir ao vídeo da história, nós entendemos porque vir aqui. Porque é, de fato, motivo de orgulho para o Brasil, ver essa trajetória que fez com que fossem construídos um patrimônio não apenas econômico. Nós vimos os números, e eles são impressionantes, mas o que mais impressiona é como uma visão estratégica pôde trazer dignidade à população, garantindo, principalmente, desenvolvimento humano, mas conciliando à conservação ambiental toda a preocupação com a sustentabilidade e com o ser humano. Isso vai permitir que todos nós, que estivemos aqui, hoje, possamos levar para o nosso estado uma visão diferenciada de como as cooperativas podem contribuir para o desenvolvimento humano e econômico com sustentabilidade. Mais uma vez, o Brasil é exemplo de conciliação do ser humano com o meio ambiente”, destacou.
Fonte: Jornal Cana
Discussão sobre post