• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Economia prateada: o poder econômico da terceira idade

Apesar da expressiva participação do público 50+ na economia brasileira, muitos não se sentem representados em campanhas publicitárias

MundoCoop POR MundoCoop
27 de abril de 2024
LONGEVIDADE
7

Economia prateada: o poder econômico da terceira idade

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

O conceito de “economia prateada” vem ganhando mais espaço entre marcas e agências conforme a população vai ficando mais velha e as taxas de natalidade entram em declínio. Também conhecido como economia sênior ou economia da terceira idade, o segmento foca nas necessidades, desejos e atividades econômicas dos consumidores com mais de 50 anos.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a estimativa é que um quarto da população brasileira seja composta por pessoas com 60 anos ou mais em 20 anos. Além disso, em 2022, o Brasil registrou o menor número de mortes em 20 anos, conforme indica Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR).

Em contrapartida, o IBGE apontou que, em 2022, houve 3,5% menos nascimentos do que no ano anterior. Foi a quarta queda seguida na natalidade e também o menor número de registros desde 1977.

Esses dados chamam atenção para um fenômeno demográfico chamado inversão da pirâmide etária, que faz com que a população de idosos seja maior que a população jovem (pessoas com menos de 15 anos).

Desse modo, o impacto , o impacto disso pode ser medido pelo potencial de consumo do grupo da população acima dos 50 anos.

Apesar da expressiva participação desse grupo na economia brasileira, muitos não se sentem representados em campanhas publicitárias. Ou seja, as marcas estão sendo ineficientes no engajamento e na conexão com essas pessoas.

Fato é que 63% dos negócios estão concentrados nos millenials (geração dos nascidos entre 1981 e 1995), como identificam dados da pesquisa Tsunami Prateado, da Pipe.Social e Hype60+ de 2018. Na ocasião, o mapeamento foi feito com 2242 pessoas estudando hábitos comportamentais e de consumo, além de trazer tendências do mercado sênior brasileiro.


Fonte: Meio & Mensagem

Tags: poder
ANTERIOR

Governo envia ao Congresso projeto de regulamentação do novo sistema de tributação do consumo

PRÓXIMA

Cooperativa catarinense impulsiona a sustentabilidade com Linha de Crédito Sustentável

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Amigos criam vila no interior de São Paulo para viver juntos na velhice
LONGEVIDADE

Amigos criam vila no interior de São Paulo para viver juntos na velhice

30 de dezembro de 2024
Como Cingapura foi da pobreza a um dos países com maior expectativa de vida do mundo
LONGEVIDADE

Como Cingapura foi da pobreza a um dos países com maior expectativa de vida do mundo

3 de novembro de 2024
O ser humano atingiu o pico da expectativa de vida? Passar dos 89 anos será exceção, diz estudo
LONGEVIDADE

O ser humano atingiu o pico da expectativa de vida? Passar dos 89 anos será exceção, diz estudo

30 de outubro de 2024
Economia prateada: longevidade e inovação combinam?
LONGEVIDADE

Economia prateada: longevidade e inovação combinam?

28 de outubro de 2024
Longevidade financeira: a chave para garantir segurança e qualidade de vida na terceira idade
LONGEVIDADE

Longevidade financeira: a chave para garantir segurança e qualidade de vida na terceira idade

30 de setembro de 2024
Cientistas descobrem proteína responsável pela fórmula da longevidade
LONGEVIDADE

Cientistas descobrem proteína responsável pela fórmula da longevidade

25 de setembro de 2024

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

China abre novos mercados para produtos do agro brasileiro
AGRONEGÓCIO

China abre novos mercados para produtos do agro brasileiro

18 de maio de 2025
Cooperativas são alternativas para garantir o equilíbrio comercial
INTERNACIONAL

Cooperativas são alternativas para garantir o equilíbrio comercial

18 de maio de 2025
Cooperativa financeira amplia acesso à educação com doação de mais de 2 mil kits escolares
ACONTECE NO SETOR

Cooperativa financeira amplia acesso à educação com doação de mais de 2 mil kits escolares

18 de maio de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.