A responsabilidade social e ambiental é algo intrínseco no cooperativismo e o compromisso com o desenvolvimento da comunidade está entre os princípios e valores do Veiling Holambra. Por isso, o projeto intitulado “Flor com Amor, uma ação do bem” realiza ações ao longo do ano em diversas frentes, envolvendo cooperados, clientes e colaboradores em uma corrente de solidariedade.
Ao longo de 2023 foram 58 ações que impactaram mais de 5.500 pessoas com um valor investido de R$ 328 mil reais. Entre as cidades beneficiadas estão Santo Antônio de Posse, Artur Nogueira, Holambra, Jaguariúna, Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Valinhos e Sumaré. “O Flor com Amor reforça o nosso compromisso com o bem-estar da comunidade que nos cerca”, conta Thamara D’Angieri, Gerente de Marketing e Produto da cooperativa.
Duas vezes por ano, durante a feira de negócios Veiling Market, o Veiling Holambra promove o leilão beneficente, no qual cooperados realizam a doação de produtos e clientes efetuam a compra desses itens por um valor acima do mercado para reforçar essa “corrente do bem”. “Essa é uma forma de envolvermos nosso ecossistema nesse compromisso social”, complementa Adriana Delafina, Gerente de Pessoas e Gestão.
Uma das iniciativas é o programa “Flores Excepcionais”, que proporciona oficinas sensoriais com flores e plantas para estimular os sentidos de pessoas assistidas por instituições como APAE, e o Semear, que visa contribuir com a formação educacional da comunidade. Dessa iniciativa do Semear surgiu um gibi personalizado intitulado “Varanda Encantada”, distribuído para alunos de escolas municipais em uma contação de histórias, que explora o universo das flores e plantas de maneira lúdica.
Além disso, a “Campanha de Doações” atende instituições e fundos sociais da região em suas necessidades básicas. A Caminhada da Cooperatividade, realizada em parceria com outra cooperativa da cidade, além do incentivo ao esporte é uma ação que estimula a responsabilidade social na própria comunidade. A edição de 2023 contou com 480 participantes e resultou em mais de 570 kg de alimentos arrecadados e doados. “As ações de 2024 já começaram, o Projeto Flor com Amor seguirá ampliando seu impacto positivo”, finaliza Adriana.
Conteúdo exclusivo publicado na Revista MundoCoop – Edição 116
Discussão sobre post