• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

A batalha da comunicação – Luís Artur Nogueira é economista, jornalista e palestrante

MundoCoop POR MundoCoop
13 de fevereiro de 2024
ARTIGO
Luís Artur Nogueira é economista, jornalista e palestrante

Luís Artur Nogueira é economista, jornalista e palestrante

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

ECONOMIA & COOPERATIVISMO

Os diversos ramos do cooperativismo apresentam crescimento expressivo nos últimos anos. Em geral, os resultados são os melhores dentro dos respectivos segmentos econômicos, com ganhos de fatia de mercado. Um bom exemplo é o cooperativismo de crédito, cuja expansão anual vem constantemente superando a média do sistema financeiro nacional. 

As cooperativas de crédito são muito diferentes dos bancos. Eu sou cooperado do Sicoob e do Sicredi, ambos com agências na avenida Faria Lima, o principal centro financeiro de São Paulo. Posso afirmar que o atendimento nestas agências em nada lembra o de um banco tradicional. Os funcionários são atenciosos, gentis e prestativos, e eu me sinto como se estivesse num local que me pertence. Aliás, é exatamente isso. 

Os cooperados são sócios do negócio e como tal são tratados. Afinal de contas, o associado não é um mero cliente como ocorre nos bancos. Não é por acaso que as cooperativas têm taxas de juros menores do que as dos grandes bancos. Em primeiro lugar, isso é possível porque o cooperativismo de crédito não visa apenas o lucro pelo lucro, e tem no seu DNA uma função social de auxiliar os seus associados e a comunidade local.   

Essa visão vale tanto para as pessoas físicas quanto para as pessoas jurídicas. Quando o cooperativismo viabiliza o financiamento de um pequeno negócio com taxas de juros compatíveis, a consequência é altamente positiva para a economia daquela região, gerando emprego e renda.    

Além da preocupação social, as cooperativas conseguem oferecer uma taxa de juros mais baixa por causa do amplo conhecimento que elas possuem dos seus associados em comparação com o relacionamento distante que os bancos têm com os seus clientes. Quanto mais o credor conhece o devedor, menor o risco de calote. É por isso que a média de inadimplência do cooperativismo financeiro é inferior à dos bancos.     

Outra vantagem do cooperativismo é a distribuição das sobras entre os associados. Ao contrário dos bancos, cujo lucro fica concentrado nas mãos dos acionistas, as cooperativas compartilham os bons resultados com os seus cooperados. Quanto maior o relacionamento entre as partes, maior a fatia que o associado recebe anualmente.  

Nesse contexto, o cooperativismo também se tornou um ótimo lugar para investimentos financeiros. Além de poderem usufruir de taxas atraentes nos principais produtos do mercado de renda fixa e renda variável, os associados investidores ganham ainda mais sobras conforme ampliam suas aplicações financeiras.   

Qualquer pessoa ciente dessas vantagens não teria dúvidas em trocar os grandes bancos pelo cooperativismo financeiro, seja para tomar crédito, seja para aplicar seu dinheiro. Se é tão melhor assim, por que a saúde financeira da maioria dos brasileiros ainda está nas mãos dos grandes bancos? A resposta é simples: há um enorme desconhecimento sobre o que é o cooperativismo de crédito. 

Em qualquer área da vida, desconhecimento gera medo e desconfiança nas pessoas. Cabe ao cooperativismo explicar melhor para a sociedade como é o seu funcionamento e quais são os seus benefícios. No curto prazo, é preciso travar uma verdadeira batalha da comunicação em todas as frentes possíveis, incluindo ações de marketing. Porém, a longo prazo, o grande desafio é levar o conceito do cooperativismo para dentro das escolas, de forma integrada ao currículo obrigatório. Se começarmos hoje a ensinar as nossas crianças sobre o cooperativismo, teremos uma sociedade completamente diferente daqui 15 anos. 

Em tempo: desejo um excelente 2024 a todos os leitores da MundoCoop.


Por Luís Artur Nogueira, economista, jornalista e palestrante. Atualmente é colunista da revista ISTOÉ Dinheiro 

Conteúdo exclusivo publicado na edição 115 da Revista MundoCoop

Tags: comunicaçãoeconomistaluís
ANTERIOR

Hub do WOCCU permitirá que cooperativas de crédito testem inovações digitais

PRÓXIMA

Agenda de inovação no cooperativismo cresce e é reconhecida em Washington

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Andrea Iorio é especialista em Transformação Digital e Inovação
ARTIGO

4 elementos para promover uma cultura de adoção da Inteligência Artificial nas Cooperativas – Andrea Iorio é especialista em Transformação Digital e Inovação

20 de junho de 2025
arnaldo jardim
ARTIGO

Segurança jurídica e a valorização do cooperativismo pelo STJ – Arnaldo Jardim, Deputado federal e presidente da Frencoop

18 de junho de 2025
Pedro Signorelli é especialista em gestão  com ênfase em OKRs
ARTIGO

Você está conseguindo inovar na sua empresa? – Pedro Signorelli é especialista em gestão com ênfase em OKRs

18 de junho de 2025
osé Luiz Tejon é palestrante especialista em agronegócio e membro editorial da Revista MundoCoop
ARTIGO

Cooperativismo, o exemplo de marketing ético – José Luiz Tejon é palestrante especialista em agronegócio e membro editorial da Revista MundoCoop

18 de junho de 2025
Haroldo Matsumoto é sócio-diretor da Prosphera Educação Corporativa
ARTIGO

Por que entender o perfil do consumidor é tão importante? – Haroldo Matsumoto é sócio-diretor da Prosphera Educação Corporativa

13 de junho de 2025
Como usar gatilhos comportamentais para elevar as vendas? -  Luiz Correia é Head Comercial na Pontaltech
ARTIGO

Como usar gatilhos comportamentais para elevar as vendas? –  Luiz Correia é Head Comercial na Pontaltech

11 de junho de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

destaque2 1
DESTAQUES

Especial 10 Tendências para o Cooperativismo: Transparência em Negócios

21 de junho de 2025
Cooperativas alagoanas participam de Feira voltada à economia solidária
AGRONEGÓCIO

Cooperativas alagoanas participam de Feira voltada à economia solidária

21 de junho de 2025
Cooperativa acelera transformação digital com adoção de IA e chatbots para ampliar eficiência
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa acelera transformação digital com adoção de IA e chatbots para ampliar eficiência

21 de junho de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.