Duas cooperativas habitacionais – La Ciguë em Genebra (Suíça) e Nettelbeckplatz em Berlim (Alemanha) – estão entre os vencedores dos recentemente anunciados 2024 World Habitat Awards.
Os prêmios foram criados “para reconhecer e apresentar ideias, projetos e programas habitacionais inovadores, excepcionais e às vezes revolucionários de todo o mundo”.
Ao longo dos anos, mais de 360 projetos foram reconhecidos, “demonstrando melhorias significativas e duradouras nas condições de vida”.
Cooperativa de Habitação Estudantil La Ciguë – Genebra, Suíça
A Cooperativa de Habitação Estudantil La Ciguë, em Genebra, na Suíça, levou para casa uma prata.
Genebra é a cidade mais cara da Europa, o que torna difícil aos estudantes encontrar alojamento acessível, e La Ciguë foi criada em 1986 após protestos sobre o assunto.
Atualmente administra quase 740 quartos no centro da cidade, com aluguéis 55% inferiores às taxas do mercado aberto. Cerca de 60% dos quartos estão em apartamentos partilhados em imóveis vazios arrendados a entidades públicas e proprietários privados. Os 40% restantes estão em oito imóveis desenvolvidos pela La Ciguë.
Estes edifícios têm padrões de eficiência energética muito elevados e incluem espaços comerciais para melhorar a vida comunitária. A cooperativa aluga salas exclusivamente para estudantes, estagiários e aprendizes, que se tornam membros da comunidade. Leia mais sobre o prêmio aqui .
Conjunto habitacional acessível Nettelbeckplatz – Berlim, Alemanha
O conjunto habitacional acessível Nettelbeckplatz em Berlim ganhou o prêmio Bronze.
A propriedade passou por uma reforma de quatro anos e melhorias de eficiência energética. Foi acrescentado um novo bloco de 44 apartamentos com 16 casas acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida, um conjunto de residências assistidas de 10 quartos para inquilinos idosos e oito estúdios para estudantes.
A propriedade agora tem instalações melhoradas e compartilhadas, espaços verdes e contas de energia reduzidas. A Cooperativa Habitacional 1892 , que construiu e administra Nettelbeckplatz, elaborou um plano para tornar a propriedade mais sustentável e revitalizar a comunidade, sem afetar a acessibilidade dos inquilinos. Saiba mais sobre a Nettelbeckplatz aqui.
Num tweet, a Co-operative Housing International disse: “Parabéns a todos os vencedores, não só pelo prémio, mas também por melhorarem a situação habitacional!”
Os Prêmios 2025 aceitam inscrições até domingo, 3 de março de 2024.
Fonte: Coop News
Discussão sobre post