Com mais de 120 anos de história e dedicação à promoção do bem-estar coletivo, o cooperativismo vem se fortalecendo cada vez mais no Brasil e consolidando-se como uma organização socioeconômica agregadora e humanitária. Ao concluirmos o primeiro mês de 2024, não restam dúvidas de que quanto mais o tempo passa, mais nós precisamos trabalhar em comunidade para colher resultados sustentáveis para todos. Sejam eles econômicos, sociais e, sobretudo ambientais.
Antes de olhar adiante, sempre é bom pensar no que nos trouxe até aqui. E, para além disso, refletir sobre nossas estratégias, os valores e o mesmo propósito. Na cooperativa Sicredi Integração Mato Grosso, Amapá e Pará isso é muito forte o nosso intuito de construir juntos uma sociedade mais próspera. Um exemplo disso, é o resultado histórico que conquistamos: R$ 44,8 milhões. Isso é mais do que um número. Isso é um indicativo da confiança dos associados.
Sendo uma instituição financeira cooperativa, após a destinações obrigatórias por lei, parte desse valor fica à disposição dos associados para decidirem como iremos distribuir esse resultado. Assim, esses recursos retornam em investimentos nas comunidades e diretamente para os bolsos de cada um de nossos associados, de modo proporcional à movimentação financeira junto à cooperativa.
Quando falamos desse desempenho, estamos nos referindo ao fortalecimento econômico, desenvolvimento social e prosperidade da população, oportunizando o progresso até mesmo às regiões consideradas invisíveis diante dos olhares comuns. Temos a clareza de que o associado é dono e participa ativamente da tomada de decisões institucionais, definindo rumos e mudando vidas por onde passa. Isso tem nome: cooperativismo.
Esse modelo de negócios preza por um crescimento em que todos os envolvidos ganham. Aliás, até mesmo quem está fora de uma instituição financeira cooperativa acaba sendo beneficiado. Hoje, a carteira de crédito da cooperativa Sicredi Integração Mato Grosso, Amapá e Pará gira em torno de R$ 1,6 bilhão. Isso representa oferta de crédito para as pessoas de modo acessível, com taxas justos. Assim, aumentamos a competitividade no mercado, beneficiando quem busca realizar sonhos.
Dessa forma, independente das promessas de ano novo, é hora de decidirmos um caminho coletivo que vai garantir a forma adequada de buscar crescimento e desenvolvimento para nossas comunidades. E todos os caminhos levam ao cooperativismo!
*Marco Túlio Duarte Soares é presidente do Conselho de Administração da Sicredi Integração MT/AP/PA
Discussão sobre post