A cerimônia de entrega do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, promovido pelo Sistema OCB, será realizada no próximo dia 5, a partir das 19h, no Espaço Unique em Brasília. O evento apresentará o que o cooperativismo faz de melhor para promover o aumento da qualidade e da competitividade do setor. Afinal, ser um exemplo de gestão e boas práticas é uma conquista sempre muito almejada por qualquer modelo de negócio. E com as cooperativas não é diferente.
Na edição deste ano, a premiação que é bianual, recebeu um total de 310 inscrições. A região com maior representatividade foi a Sudeste, com 165 cooperativas participantes (53%), seguida da região Sul, com 62 (20%). A região Centro-Oeste registrou 43 (14%) inscrições, enquanto a Nordeste totalizou 33 (11%). Já a região Norte contou com 7 participações (2%).
Destas, 56 cooperativas serão reconhecidas com as faixas ouro, prata e bronze em um dos quatro níveis de maturidade avaliados: Primeiros passos para a excelência, aplicado a cooperativas que estão no estágio inicial de um programa de melhoria de gestão; Compromisso com a excelência, para cooperativas que estão em estágios iniciais de evolução dos seus sistemas de gestão e começando a medir e perceber melhorias nos seus resultados; Rumo à excelência, concedido as cooperativas cujo sistema de gestão está em franca evolução e os resultados já demonstram competitividade; e Excelência, para as que já possuem um sistema de gestão evoluído com resultados que comprovam competividade.
Outras 166 cooperativas receberão o Selo Reconhecimento, que certifica o compromisso com a busca pela excelência na gestão e evidencia o nível de desempenho atingido. Ele é destinado as coops que foram avaliadas com notas acima de 80%, mas não alcançaram as faixas ouro, prata e bronze.
O número de cooperativas contempladas neste ano ultrapassou o dobro da edição anterior, em 2019, quando 103 receberam os selos e troféus. “Esse resultado demonstra o compromisso cada vez maior do nosso movimento com o aprimoramento das práticas de gestão e governança. São iniciativas que fazem diferença na melhoria dos nossos negócios e ninguém quer ficar de fora”, afirma o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
A avaliação teve início em maio deste ano com a etapa de envio de documentos e análise de evidências. Na segunda etapa foram realizadas visitas virtuais para validação das informações disponibilizadas pelas cooperativas nos formulários de autoavaliação. A análise qualitativa dos dados apurados nas visitas e avaliação da banca julgadora compuseram as etapas seguintes. No total, 65 especialistas em gestão e governança da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) estiveram envolvidos no processo.
A banca julgadora, responsável por definir as cooperativas contempladas, é composta por representantes de entidades parceiras do Sistema OCB que possuem conhecimento técnico sobre o cooperativismo. Neste ciclo de 2023, a banca é formada por Christiano Costa Moreira, analista do Banco Central do Brasil (BCB); José Aires Amaral Filho, superintendente de Serviços de Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT); Silvio Farnese, diretor do Departamento de Comercialização da Secretária de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa); Valéria Gama Fully Bressan, professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura e professor emérito da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Fonte: Sistema OCB
Discussão sobre post