• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Coopsportes Digital fortalece cooperativismo entre os jovens

Promovido pelo Sistema Ocemg, campeonato registrou participação de 135 coops mineiras e 560 gamers

MundoCoop POR MundoCoop
14 de novembro de 2023
ACONTECE NO SETOR
Coopsportes Digital fortalece cooperativismo entre os jovens

Coopsportes Digital fortalece cooperativismo entre os jovens

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Um ambiente tecnológico, moderno e interativo foi o que dirigentes de cooperativas, cooperados, funcionários e familiares encontraram na grande final do Coopsportes Digital, evento realizado pelo Sistema Ocemg, em Belo Horizonte, neste sábado (11). Os competidores disputaram 11 modalidades de jogos on-line: Dama, Sinuca, Truco, Xadrez, Fortnite, Free Fire, League of Legends, Minecraft, Clash Royale, CS Go e Fifa 23.

Ao todo, participaram do campeonato 560 gamers, representando 135 cooperativas. Um número recorde, superando o ano passado, que contabilizou 256 participantes e 80 cooperativas. Para Andrea Sayar, gerente de Educação e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Ocemg, a participação das coops no torneio mostra a integração entre elas, fortalecendo o sexto princípio do cooperativismo, a intercooperação.

“Estamos muito felizes com a adesão ao Coopsportes. Vocês se engajam não só nesses momentos esportivos, mas também nos nossos projetos de desenvolvimento das cooperativas, de educação cooperativista, de desenvolvimento sustentável. Não é à toa que as cooperativas de Minas Gerais alcançaram 66% dos prêmios de excelência do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) desse ano”, disse durante a abertura do evento.

Com o maior número de inscritos, o Sicoob Credinacional levou uma caravana de 40 pessoas para assistirem ou disputarem a grande final. Dos 40 gamers que disputaram o campeonato, seis foram finalistas. “Nosso objetivo é incentivar os nossos colaboradores à prática esportiva como forma de integrar o nosso grupo e estimulá-los a continuarem participando dos eventos do Sistema Ocemg”, mostra Arthur José de Andrade, presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credinacional, de Abaeté.

A coop fretou um ônibus e auxiliou na alimentação da caravana, que saiu de Abaeté às 3h30 da manhã de sábado para participar do evento. Mesmo madrugando, animação não faltou ao grupo. “Eles estão maravilhados com o espaço, com a recepção do Sistema Ocemg e com os colegas de outras cooperativas, nesse momento de intercooperação. É muito importante o incentivo da alta governança para que os colaboradores participem dos eventos. Nossa diretoria-executiva está muito alinhada nesse propósito de melhorar o clima organizacional da cooperativa e, uma das formas que nós temos, é incentivar esse tipo de evento. Por isso, nos comprometemos a promover continuamente essas oportunidades aos nossos colaboradores”.

Clima familiar na competição

Pela primeira vez acompanhando de perto o Coopsportes Digital, Rosencleber Nogueira, gerente de Relacionamento do Sicoob Credigerais, ficou impressionado com o que viu. O cooperativista é atleta conhecido do campeonato presencial, onde, há oito anos, participa da equipe de futsal da coop. “É um evento certeiro, referência nacional. Estou certo de que está sendo fomentado aqui o cooperativismo entre os jovens. Essa reunião de cooperativas, familiares e colaboradores é um OQS estendido”, atesta.

O gerente foi acompanhado do filho, Samuel Mendes, 14 anos, finalista do Minecraft. Animado, o adolescente confirma o que o pai disse. “Depois que comecei a competir no Coopsportes Digital, passei a me interessar ainda mais pelo cooperativismo. A gente vai vivenciando, participando das atividades, o que desperta em nós mais curiosidade sobre o tema”, destaca o estudante, que ficou em segundo lugar na modalidade Minecraft, com o projeto Lagoa da Pampulha.

O primeiro lugar da categoria ficou com Mateus Silva, filho de Valéria Cristina Monteiro, gestora da Auditoria da Unimed Poços de Caldas, e do Mozart Diego da Silva, gestor de Inovação da coop. Aliás, a família é de competidores assíduos e os filhos participam desde a primeira edição do Coopsportes Digital. Ano passado, os três filhos do casal, Mateus (15), João Pedro (17) e Maria Eduarda (13), subiram ao pódio, ficando em 1º, 2º e 3º lugar, respectivamente. “A Unimed Poços de Caldas nos dá muito apoio. Após o Coopsportes Digital 2022, eles foram chamados por nossa diretoria que reconheceu a dedicação e também deu um prêmio a eles”, conta Valéria.

Apesar de serem concorrentes entre si, o clima em casa era de cooperação. “Um sempre ajudava o outro, dava opinião sobre como fazer melhor”, lembra o bicampeão, Mateus.

Agitação

Participando do Coopsportes pela segunda vez, este ano teve um gosto especial para Gabriel Diniz, 14 anos, campeão da categoria Free Fire. Em 2022, ele ficou em segundo lugar. “Desta vez, foi diferente, pois foi presencial e o frio na barriga foi maior. Minha mão estava trêmula e suando, mas deu tudo certo no final”, lembra. O gamer é filho da Viviane Diniz, analista de RH da Sicoob Crediriodoce, em Governador Valadares.

“Além da competição em si, é muito gratificante fazer parte disso, pois é uma oportunidade que a gente tem de estar interagindo e conhecer outras cooperativas e trocar ideia com elas”, comenta Viviane.

Funcionários das coops e do Sistema Ocemg também entram no páreo. É o caso de Nilo Magno França de Pinho Carvalho, analista de Comunicação Institucional da entidade. Pela primeira vez participando, ele diz que o campeonato engrandece os funcionários e promove integração entre as coops. “Tive um ótimo feedback dos meus colegas de trabalho e o Sistema Ocemg nos deu total apoio. Espero que o Coopsportes tenha reconhecimento em todo o Brasil, assim como outras iniciativas pioneiras do Sistema Ocemg”, comenta Nilo, que ficou em 3º lugar na categoria League of Legends e já está animado para participar da edição de 2024.

Danusa Aparecida Ribeiro da Cunha, secretária-executiva do Sicoob Coopersul de Três Pontas, acostumada a participar do Coopsportes, na categoria Queimada, sendo campeã este ano, em Poços de Caldas, resolveu competir, pela primeira vez, no campeonato digital, na modalidade Dama. “Com certeza, é desafiador e é um pouco diferente do jogo físico, requerendo mais da nossa atenção, por isso, também dá aquele nervosismo a mais. Mas só o fato de estar na semifinal, já me sinto vencedora”, diz Danusa, que conquistou a 4ª colocação.

Inclusão

Para Hygor Brandão, analista de Educação e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Ocemg, os jogos digitais representam uma oportunidade de promoção social e inclusão. “Hoje, é uma profissão que inclui os gamers, influencers, comentaristas, narradores, por exemplo. E permite o acesso de todos os públicos, desde o usuário de um celular simples a quem tem computador, permitindo que jogadores de baixa renda se destaquem e possam mudar a vida das suas famílias”, observa. Além disso, é uma forma muito prática do cooperativismo se aproximar do público jovem”, conclui.


Fonte: Sistema Ocemg

Tags: cooperativismodigital:entrefortalecejovenssupercampo:
ANTERIOR

Unicred reinaugura Agência Joinville

PRÓXIMA

O que as cooperativas podem aprender com a cultura de startups?

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Avanços e desafios do cooperativismo serão debatidos em audiência pública
ACONTECE NO SETOR

Avanços e desafios do cooperativismo serão debatidos em audiência pública

20 de junho de 2025
Cooperativas promovem trabalho digno e desenvolvimento sustentável pelo Brasil
ACONTECE NO SETOR

Cooperativas promovem trabalho digno e desenvolvimento sustentável pelo Brasil

19 de junho de 2025
Semana de Competitividade reforça compromisso com sustentabilidade
ACONTECE NO SETOR

Semana de Competitividade reforça compromisso com sustentabilidade

18 de junho de 2025
Sistema Ocepar e Senai Paraná lançam Hub Senai Paraná Cooperativo de Produtividade
ACONTECE NO SETOR

Sistema Ocepar e Senai Paraná lançam Hub Senai Paraná Cooperativo de Produtividade

18 de junho de 2025
Juceg condecora Sistema OCB/GO em comemoração aos seus 125 anos de história
ACONTECE NO SETOR

Juceg condecora Sistema OCB/GO em comemoração aos seus 125 anos de história

16 de junho de 2025
Sistema OCB/RR defende protagonismo das cooperativas de transporte locais na inclusão socioeconômica
ACONTECE NO SETOR

Sistema OCB/RR defende protagonismo das cooperativas de transporte locais na inclusão socioeconômica

16 de junho de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

destaque2 1
DESTAQUES

Especial 10 Tendências para o Cooperativismo: Transparência em Negócios

21 de junho de 2025
Cooperativas alagoanas participam de Feira voltada à economia solidária
AGRONEGÓCIO

Cooperativas alagoanas participam de Feira voltada à economia solidária

21 de junho de 2025
Cooperativa acelera transformação digital com adoção de IA e chatbots para ampliar eficiência
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa acelera transformação digital com adoção de IA e chatbots para ampliar eficiência

21 de junho de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.