Na última semana, a Credfioz comemorou o reconhecimento da atuação em prol do desenvolvimento sustentável, através do recebimento do Selo Social Itajaí. Em cerimônia oficial, a entrega do certificado foi realizada no dia 29 de setembro, no Clube Itamirim, com a contemplação de 98 organizações do município.
Promovido pela administração pública, por meio da Secretaria de Promoção da Cidadania e da Comissão do Programa Selo Social, o evento certificou as instituições que cumpriram as exigências do programa vinculado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Com o objetivo de despertar empresas e organização públicas, privadas e entes públicos para o cumprimento das ODS e suas metas, o Selo Social representa o reconhecimento das organizações inscritas no programa.
A Credfioz recebeu a certificação pelas sete iniciativas sociais inscritas pela cooperativa, que atendem 14 dos 17 ODS. Ao todo, foram inscritos 662 projetos por todas as organizações participantes. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são parte de uma iniciativa global que visa erradicar a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que todas as pessoas possam desfrutar de paz e de prosperidade. Os objetivos fazem parte da Agenda 2030 proposta pela ONU.
Projetos da Credifoz certificados pelo Selo Social Itajaí
Conheça os sete projetos da Credifoz que receberam certificação do Selo Social e seus principais objetivos:
1) Capacitação de Prevenção à Lavagem de Dinheiro: tem por objetivo capacitar todos os colaboradores a compreender, identificar e conceituar a lavagem de dinheiro.
Selo 16 (paz e justiça)
2) Com carinho, cuidamos de você: proporciona benefícios justos e realiza ações que promovam a qualidade de vida dos colaboradores, pensando em sua saúde e bem-estar.
Selos 3 (saúde de qualidade) e 8 (empregos dignos e crescimento econômico)
3) Credifoz Sustentável: oferece linhas de créditos com foco em projetos de sustentabilidade, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental, a menores custos, favorecendo a utilização do crédito com essa finalidade; também promove campanhas e ações sustentáveis dentro da cooperativa.
Selos 7 (energias renováveis), 11 (cidades e comunidades sustentáveis) e 12 (consumo responsável)
4) Limpeza dos Oceanos: fomenta e possibilita ações de preservação e limpeza dos oceanos através da participação de grupos com este objetivo; disponibiliza recursos financeiros para viabilizar ações.
Selos 6 (água limpa e saneamento), 11 (cidades e comunidades sustentáveis) e 14 (vida debaixo d’água)
5) PodSerDiferente: promoção de ações que incentivam o respeito à diversidade e inclusão, através de um comitê interno e podcast no Spotify.
Selos 5 (igualdade de gênero), 10 (redução das desigualdades) e 16 (paz e justiça)
6) Progrid – Programa de Integração e Desenvolvimento de Cooperados e comunidade: promove a integração e o desenvolvimento dos cooperados e comunidade, por meio da educação, formação e informação, além do interesse pela comunidade, que são os princípios fundamentais do cooperativismo.
Selos 4 (educação de qualidade) e 17 (parcerias pelas metas)
7) Projetos em parcerias: apoio em projetos locais através da disponibilização de recursos, além de proporcionar meios de geração de renda, com programas como Jovem Aprendiz, que trabalha com jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade econômica.
Selos 1 (erradicação da pobreza), 9 (inovação e infraestrutura) e 10 (redução das desigualdades)
Para Silvano Lazarini Junior, diretor executivo da Credifoz, a certificação do Selo Social Itajaí chega em um momento de ascensão da cooperativa em reconhecer as necessidades do mundo em que estamos vivendo e onde queremos chegar, através das ações de desenvolvimento sustentável. “Receber o reconhecimento do Selo Social Itajaí representa para a Credifoz a materialização do nosso propósito de transformar a vida das pessoas, unida à certeza de que os princípios do cooperativismo estão sendo colocados em prática”, destaca.
Ele afirma ainda o compromisso do investimento no desenvolvimento sustentável na sua área de atuação, buscando equilíbrio entre resultado econômico, social e ambiental. “Estaremos sempre buscando desenvolver ações, produtos e oferecendo serviços que tenham como proposta atender demandas da sustentabilidade corporativa”, reforça Silvano.
A certificação do Selo Social de Itajaí é uma importante conquista na jornada da Credifoz, em busca de um mundo mais sustentável e inclusivo. A cooperativa segue comprometida em liderar através do bom exemplo, inspirando outras organizações e a comunidade a adotar práticas socialmente responsáveis.
Fonte: Imprensa Credifoz
Discussão sobre post