• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Pagamento invisível é a próxima revolução para o e-commerce

ABComm aponta que foram movimentados R$169,6 bilhões em vendas pelo e-commerce em 2022 no Brasil

MundoCoop POR MundoCoop
12 de setembro de 2023
ECONOMIA & FINANÇAS
Pagamento invisível é a próxima revolução para o e-commerce

Pagamento invisível é a próxima revolução para o e-commerce

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

As compras pela internet se consolidaram como um meio importante para o comércio, especialmente após a pandemia. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), foram movimentados R$169,6 bilhões em vendas pelo e-commerce em 2022 no Brasil. Com isso, a busca por tornar o processo de compra cada vez mais fluido se transforma num objetivo para as empresas que realizam vendas online.

O pagamento invisível surge para atender os consumidores, conceitualmente se tratando da modalidade de pagamento que pode ser efetuado sem que seja necessário uma ação específica, como fornecer os dados do cartão de débito/crédito ou até mesmo gerar um boleto bancário.

“A nova modalidade inicialmente será focada nos próximos anos em empresas que possuem dados do pagamento dos clientes fidelizados a algum plano oferecido pela organização. Focando a busca em trazer novas pessoas para esse plano”, explica Alberto Vargas, especialista em administração de empresas pela Universidade de Warwick na Inglaterra.

O cenário de pagamentos está evoluindo à medida que a digitalização aumenta e as tecnologias como o 5G, biometria e identidade digital estão moldando a forma como as transações ocorrem. Empresas tradicionais de processamento de pagamentos estão colaborando com fintechs para oferecer soluções inovadoras, enquanto novas moedas digitais e outras criptomoedas estão forçando os bancos a se adaptarem.

“A tecnologia blockchain está ganhando destaque, especialmente para pagamentos transfronteiriços e B2B. Sua capacidade de construir confiança, transparência e reduzir o tempo de liquidação de transações a torna atraente para várias fintechs e empresas. No entanto, a regulamentação desempenha um papel crucial na transformação dos pagamentos por meio do blockchain”, comenta Vargas.

A identidade digital fará parte do cenário

A identidade digital se refere às informações pessoais que ficam disponíveis no meio digital, as quais são muitas vezes descentralizadas e moldam o perfil de cada consumidor.  Esse fenômeno tornou-se uma parte do cotidiano dos consumidores e continuará a se expandir em várias áreas, incluindo pagamentos e outros domínios. 

Uma tendência que impulsiona essa expansão é a preocupação crescente dos consumidores com a privacidade e segurança de seus dados pessoais. De acordo com um levantamento feito pela OpenText em 2022, 30% dos entrevistados deixariam de consumir um serviço ou produto caso a empresa não protegesse devidamente ou vazasse os dados pessoais.

“A incorporação da identidade digital é observada em três áreas específicas que podem catalisar a inovação e a adoção generalizada: autenticação habilitada para 5G, adoção de biometria e aceleração da inclusão financeira. Essas áreas representam oportunidades para instituições financeiras e empresas incorporarem ferramentas de identidade digital em seus processos de pagamentos digitais”, esclarece Vargas.

Para o futuro, várias atividades podem ser desenvolvidas com o foco na identidade digital, como a criação de uma identidade digital abrangente e omnicanal que permitirá uma verificação contínua do cliente em diferentes contextos – online e offline, assim como a possibilidade das empresas de fortalecer suas relações baseadas na confiança com parceiros e clientes, melhorando sua competitividade no ecossistema de identidade digital.

Considerando essas tendências, as organizações precisam adotar uma abordagem proativa e preditiva para oferecer serviços de pagamento que atendam às crescentes demandas dos clientes. A propriedade dos pagamentos se tornará um indicador da experiência do cliente. 

As organizações também devem abordar as preocupações dos clientes sobre a coleta e uso de dados na criação de identidades digitais, além de avaliar seus modelos operacionais para a nova infraestrutura digital.

“A colaboração entre reguladores e pioneiros de negócios de pagamento continuará impulsionando a digitalização e a inovação. A mudança em direção à identidade digital e pagamentos digitais é uma realidade que requer atenção à privacidade e ao controle de dados, mas também abre oportunidades significativas para novos modelos de negócios e experiências de pagamento mais avançadas”, finaliza ele.


Fonte: Contatto

Tags: e-commercepagamentopróximarevoluçãosupercampo:
ANTERIOR

Cooperativa implementa programa de desenvolvimento de novos líderes 

PRÓXIMA

6 estratégias para sua cooperativa de crédito conquistar novos cooperados – Fernando Morgado é professor da ESPM, consultor e palestrante

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Brasil crescerá 2,4% em 2025, acima da América Latina, diz Banco Mundial
ECONOMIA & FINANÇAS

Brasil crescerá 2,4% em 2025, acima da América Latina, diz Banco Mundial

8 de outubro de 2025
180
CONTEÚDO DE MARCA

Como a 180 Seguros e o cooperativismo unem forças para ampliar a inclusão financeira

8 de outubro de 2025
Instituição financeira cooperativa está entre as 35 maiores empresas do Brasil
ECONOMIA & FINANÇAS

Instituição financeira cooperativa está entre as 35 maiores empresas do Brasil

6 de outubro de 2025
Pix passa a contar com botão de contestação em caso de fraudes e golpes
ECONOMIA & FINANÇAS

Pix passa a contar com botão de contestação em caso de fraudes e golpes

6 de outubro de 2025
Liquidez é ferramenta de impacto para o ecossistema empreendedor
ECONOMIA & FINANÇAS

Liquidez é ferramenta de impacto para o ecossistema empreendedor

3 de outubro de 2025
Inflação deve fechar 2025 em 4,81%, segundo previsão do mercado
ECONOMIA & FINANÇAS

Inflação deve fechar 2025 em 4,81%, segundo previsão do mercado

2 de outubro de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cooperativa promove sessões de cinema em 15 cidades de São Paulo
SOCIAL

Cooperativa promove sessões de cinema em 15 cidades de São Paulo

8 de outubro de 2025
Extrativismo sustentável da borracha movimenta cooperativas no Acre
AGRONEGÓCIO

Extrativismo sustentável da borracha movimenta cooperativas no Acre

8 de outubro de 2025
Comitês se unem para debater inclusão e diversidade para futuro mais justo nas cooperativas
ACONTECE NO SETOR

Comitês se unem para debater inclusão e diversidade para futuro mais justo nas cooperativas

8 de outubro de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

 

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 125

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.