E já temos 4 anos!
Se olharmos pelo viés do crescimento do ser humano, somos criança. Educação e crescimento pedem Jean Piaget, ne? E o mestre diz que esta é a fase dos entendimentos, onde a criança entende como as coisas acontecem e pode cumprir acordos. Com empresas é um pouco diferente, mas só um pouco.
Toda criança é ávida, curiosa, desbravadora, e nós, empresa, também somos! Foram 4 anos descobrindo como era este mercado que nós conhecíamos só por dentro,, todos até então, empregados ou prestadores de serviço, nenhum cooperativista na prática. Mas na essência, sim, na essência já éramos e foi assim que tudo começou. Fomos desbravando caminhos, abrindo picadas, nos apresentando, crescendo, novos sócios chegando, o mercado nos conhecendo, prospecções, convites e cá estamos nós! Com 4 anos, entendendo os acordos necessários para nos fortalecermos e seguirmos avançando.
Mas a estrada até aqui teve muita história, muito aprendizado, fomos abraçados pelo cooperativismo, amparados também, hoje somos cooperativistas nas nossas ações diárias e entregamos aos nossos clientes a educação corporativa e cooperativa que acreditamos.
Atualmente o ramo do cooperativismo ao qual pertencemos, “Trabalho, produção de bens e serviços” concentra pelo menos 32% das suas atividades em educação e consultorias/instrutoria, segundo o Somos.coop.br. O relatório também nos conta que, hoje no Brasil, existem quase 700 cooperativas de trabalho que entregam mais de R$ 73 milhões de sobras aos seus associados, administram mais de R$ 1 Bi de ativos e possuem quase 200 mil associados. São números grandes, que demonstram que a força do cooperativismo está em qualquer lugar onde as pessoas acreditarem que cooperar melhora a vida de todos.
A questão a ser comemorada aqui é o crescimento. Não apenas o nosso, mas o do movimento todo, que se desenvolveu alavancado por muita sustentabilidade, por amplitude de consciência das pessoas que, ao conhecerem e entenderem todo o sentido do que representa este movimento, são impactadas e se aproximam para fazer negócios. Um negócio diferente, onde todos ganham. A pujança do cooperativismo é ativada por credibilidade, ao receber as sobras da sua cooperativa, seja ela de que ramo for, o associado comprova que fazer parte do negócio lhe traz resultados. E o resultado não é só para ele, é um modelo de negócio que evidencia o desenvolvimento de toda uma comunidade, que se cresce e prospera a partir do empenho de todos, com responsabilidade e comprometimento mútuos.
Ser cooperativista é acreditar no futuro, é pensar que as próximas gerações colherão frutos que foram plantados há muitos anos, que princípios como Interesse pela Comunidade e Intercooperação fazem muito sentido quando estamos todos engajados em uma mesma causa, buscando resultado para todos.
Que não é fácil, também sabemos! A economia do mundo todo gira quase que unanimemente sob o viés do capitalismo. O cooperativismo desafia a ganância e convida à humildade, ao olhar sobre o outro, sobre a geração de resultados que servirá a todos e beneficiará quem se empenhou para gerá-lo, de lambuja ainda desenvolve as comunidades, melhora a qualidade de vida, proporciona mais geração de renda e empregos. Sim! Onde há uma cooperativa há um mundo melhor.
A Cooperativa Coletiva chega ao seu 4º ano de existência marcando presença em 10% dos municípios brasileiros, atendendo diversos sistemas cooperativos, de muitos ramos, além de empresas convencionais. Durante toda a nossa existência já foram quase 200 projetos. E, em 2023 já estamos perto de 60 projetos acontecendo em mais de 40 clientes. Entregando educação corporativa com metodologia própria, levamos nosso trabalho a todos os cantos com muita vivência e com a certeza do cumprimento do nosso propósito em cada intervenção educacional, cada construção conjunta, cada fala que nos propomos a fazer.
Todos os dias pensamos que temos um futuro próspero e forte pela frente, o que nos dá esta certeza é a vivência diária no que acreditamos: a força do cooperativismo, que para nós vem materializada de muitas formas, seja nas grandiosas lições do Padre Amstad ou ainda no que aprendemos com os nossos clientes e educandos.
Sigamos juntos, coletivos e cooperativos!
Discussão sobre post