Tudo começou quando Victor Emannuel de Souza Teixeira viu a publicação de uma amiga nas redes sociais sobre a produção de leite no campo, na qual ela anotava todas as informações em um caderninho. Essa atitude chamou a sua atenção e juntamente a Ana Carolina Silva Borges, ambos estudantes de Engenharia da Computação, cooperados e colaboradores do Sicoob UniCentro Br, tiveram o insight para a criação da startup EstoTec, que conquistou o segundo lugar no programa GO!Coop 2, realizado pelo Sistema OCB/GO em colaboração com o SEBRAE/GO e em parceria com a Aceleradora Troposlab.
Com o incentivo e orientação da área de Inovação do Sicoob UniCentro Br, dirigida por Victor Rios, formaram a equipe Gestão Inteligente, que também passou a contar com outro integrante: Mateus Reis da Silva, colaborador da Central Sicoob Uni. Assim, o trio começou a trabalhar no projeto que tem como objetivo entregar para as cooperativas de leite e derivados um controle automatizado de produção, além da gestão do estoque. A startup utiliza a internet das coisas (IoT) para captar os dados por meio de sensores, que são compilados na plataforma e analisados por uma inteligência artificial para gerar informações que auxiliem na tomada de decisão, substituindo todo o processo manual que normalmente é realizado em cooperativas de produção de leite.
“Anteriormente, algumas cooperativas só sabiam a estimativa da quantidade de leite que chegaria ao estoque quando realmente chegava ao posto de coleta. E isso não trazia previsibilidade para fazer prospecções de controle, oferta e demanda dos produtos. Portanto, nossa solução, a EstoTec, é uma startup que irá transformar o agro, trazendo dados e inteligência, oferecendo mais rastreabilidade para o produtor de leite e produtor rural. Isso pode gerar um ganho de até 30% em produtividade e receita, além de aproximadamente 30% a menos em custos e retrabalho”, explica Victor Emannuel.
Para Ana Carolina, estar entre as equipes vencedoras do prêmio foi um grande incentivo para que eles continuem trabalhando no projeto e consigam colocar a plataforma no mercado de trabalho. “Participamos de mentorias pela Troposlab durante o decorrer do processo de aceleração até o Demo Day, um aprendizado único e valioso. Estamos otimistas para a evolução do projeto. O nosso objetivo é dar continuidade contando com parcerias e outros incentivos, e a nossa expectativa é continuar contribuindo com ideias inovadoras e tecnológicas para o cooperativismo”, declara.
As equipes vencedoras já participaram de workshops sobre ideação, realização de facilitações, curso de Pitch, Demo Day, curso de Captação de Recursos, e a última etapa será a Missão Imersiva em Israel, entre os dias 26 e 30 de novembro. Na ocasião, as equipes farão um intercâmbio focado na “Missão Executiva em Inovação e Tecnologia” no Silicon Wadi, por meio de um curso promovido pela StartSe University.
Fonte: STG News
Discussão sobre post