Não basta dar brindes, envolver os colaboradores nas festas da época ou distribuir benefícios no decorrer do ano. As empresas e cooperativas que desejam atrair e reter os seus talentos precisam ir mais à fundo no que prometem aos seus funcionários.
O especialista Caio Infante, vice-presidente regional (LATAM) da Radancy e um dos co-fundadores da Employer Branding Brasil, explica que o processo de atração precisa ser estratégico, gerando resultado positivo nas pessoas e, consequentemente, nas empresas e cooperativas.
“A gestão da marca empregadora deve trazer dados e fatos relevantes para o negócio. Se a maior preocupação do RH for a quantidade de maçãs do amor a serem encomendadas, e não o fluxo de novos candidatos no site de carreira da empresa, é melhor repensar a relevância do tema na organização”, completa Caio.
Para atrair e reter os talentos do mercado, é preciso mais que isso. Entre as ações mais buscadas pelas cooperativas e empresas, estão a de ofertar oportunidades de trabalho em locais que tenham valores parecidos com os deles, além de um plano de carreira atrativo. “Talvez seja mais importante direcionar o orçamento dos crachás coloridos, das festinhas, dos presentes e do kit de boas-vindas aos treinamentos, por exemplo”, aconselha Caio.
Como atrair talentos
Para focar energia e dinheiro nas ações certas de atração e retenção de talentos, Caio explica que é preciso primeiro investir na cultura da organização. Esse é um dos pontos que fará a diferença de uma cooperativa para outra. “É preciso entender muito bem o propósito e os valores do negócio. O segundo passo é criar um ambiente de trabalho condizente com esta cultura. Neste momento a empresa opta pelo plano de carreira dos colaboradores e por horários de trabalho mais ou menos flexíveis, por exemplo. Oferecer a opção de home office ou encher a empresa de puffs e mesas de sinuca são soluções que retratam aquilo que a empresa quer passar em relação à sua cultura”, lembra. Não basta oferecer benefícios para os colaboradores, faça a diferença nesse quesito também. “Vale desde o tíquete alimentação ou refeição até opções voltadas à cultura, saúde ou mobilidade”, lembra o especialista.
Outro ponto importante é as cooperativas e empresas mostrarem suas histórias e valores nas redes sociais. “Gere aproximação e associação com os profissionais mantendo o site da empresa atualizado, assim como as suas redes sociais. Os canais digitais proporcionam diversos formatos de comunicação, expondo informações sobre a empresa e melhorando a comunicação com o mercado”, indica Caio.
Além disso, esteja sempre atento na gestão das pessoas. Ela está diretamente relacionada aos cuidados e à capacitação de seus cooperados e colaboradores. “As práticas de gestão visam ao bem-estar, ao desenvolvimento, à qualidade de vida no trabalho, à facilidade no dia a dia dos colaboradores e à experiência do candidato. Para que ela funcione, o RH precisa atuar ativamente e conhecer as oportunidades da empresa como um todo, adequando os profissionais ao setor e ao cargo compatíveis com seus conhecimentos técnicos e suas habilidades”, diz Infante.
Por fim e um dos pontos mais importantes é oferecer um plano de carreira e treinamentos para os cooperados e colaboradores. Afinal, os profissionais comprometidos com seu desenvolvimento pessoal e profissional buscam empresas e cooperativas que oferecem oportunidades de aprendizado constante e promoções.
Por Priscila de Paula – Redação MundoCoop
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