As cooperativas, especialmente as de crédito, encontraram no WhatsApp um importante canal de comunicação, mas a proteção dos dados dos usuários é uma das preocupações desde a entrada da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) em vigor, em setembro de 2020. Com multas que podem chegar a R$ 50 milhões, o setor financeiro é um dos que têm se adaptado às exigências da Lei para evitar abusos, compartilhamento indevido e vazamento de informações ao enviar mensagens através do WhatsApp Business.
Segundo um levantamento realizado pela MobileTime, o WhatsApp possui uma penetração de 97% entre os usuários de smartphones no país. “As cooperativas têm ido muito além do atendimento com o WhatsApp. Alguns casos de uso interessantes que estamos explorando na Ubots dizem respeito à geração de negócios. As instituições financeiras já utilizam o canal para realizar abertura de contas, recuperação de crédito, renegociação e renovação de contratos, chamadas para assembleias, entre outras coisas”, afirma Rafael Souza, engenheiro de software e CEO da Ubots, empresa especializada em relacionamento digital para Cooperativas de Crédito.
Relevância e segurança andam juntos
De acordo com Rafael, a utilização de mensagens deve ser pensada para a criação de experiências entre as marcas e os seus consumidores, “mas sem esquecer do fator segurança, que é fundamental. E é aí que entramos para ajudar”, acrescenta.
Por esse motivo, muitas empresas têm apostado os seus atendimentos pelo aplicativo, mas o fato de não se adequar à LGPD oferece consequências em diversos fatores como a perda de parceiros e exclusão de dados. Implicações maiores podem impactar na reputação da empresa envolvida e, consequentemente, na perda de clientes.
Desde a implementação da Lei, as empresas são obrigadas a obter o consentimento dos consumidores antes de enviar mensagens. Portanto, se um usuário não autorizar o contato, as mensagens não poderão ser enviadas, independentemente do motivo. Além disso, a Lei também exige que todas as comunicações sejam criptografadas pelo WhatsApp Business para evitar a leitura por terceiros ou pelo próprio aplicativo. Em caso de violação das normas, as instituições podem enfrentar consequências como perda de parcerias e exclusão de dados.
A importância de um provedor de soluções licenciado
Como WhatsApp Business Solution Provider, a Ubots possui uma plataforma própria desenvolvida para diversos cenários de conexão com o consumidor final. Oferecendo opções para uso de agentes humanos, chatbots ou atendimento híbrido. Atendendo hoje mais de cem cooperativas, as auxilia na redução de custos operacionais, conexão com canais diversos de mensageria, na escalabilidade na taxa de respostas e nos disparos de mensagens em massa.
Conteúdo exclusivo publicado na edição 112 da Revista MundoCoop
Discussão sobre post