O desenvolvimento da inteligência artificial (IA) tem impulsionado a evolução da medicina e da gestão de empresas ao redor do mundo, oferecendo novas ferramentas que permitem acelerar processos.
Na Unimed Grande Florianópolis, a adoção da IA em processos internos é parte da busca por soluções inovadoras que melhorem o desempenho operacional. Um dos exemplos é o processo de autorizações de procedimentos: a área é uma das que mais precisa oferecer respostas rápidas, pois a agilidade na aprovação de exames, cirurgias e procedimentos impacta diretamente na saúde e no bem-estar dos clientes. A implementação do software Autorizaí de Inteligência Artificial (IA) da startup Triágil tem permitido autorizar de forma automática centenas de requisições que antes precisavam de cinco dias úteis de análise de auditores para serem aprovadas.
O volume de análises de autorização de procedimentos é grande e contínuo. Cerca de 20 mil solicitações de autorização de procedimentos são realizadas por mês na Unimed Grande Florianópolis para pacientes da própria cooperativa. Entre elas, constam vários tipos de guias, com diferentes graus de complexidades. A implantação da tecnologia da IA começou pelas guias de Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT), que representam 9 mil solicitações mensais.
Desde a implementação da tecnologia, em janeiro de 2022, já é possível estimar os ganhos proporcionados pela nova ferramenta aos resultados operacionais, que impactam diretamente a saúde dos clientes da cooperativa médica. Nos primeiros cinco meses de implantação, por exemplo, 14 mil solicitações foram finalizadas de forma automática pelo Autorizaí. “Se considerarmos a base histórica, as mesmas guias ficariam em análise por cinco dias úteis, em média. A partir do uso da tecnologia, os mesmos 14 mil beneficiários receberam a finalização de forma imediata”, conta Magáli Espindola, coordenadora de Autorização na Unimed Grande Florianópolis.
Rodrigo Soares, analista de Autorização e facilitador do projeto na Unimed Floripa explica que a inteligência artificial na área de autorizações integra uma das fases mais importantes na jornada do paciente com a operadora: ter acesso aos serviços de saúde. “Entendemos desde o início que precisaríamos impactar positivamente a experiências dos pacientes e em paralelo garantir à operadora otimização dos processos e controle de custos operacionais e assistenciais”, explica.
A IA também foi importante durante a pandemia de Covid-19, quando a cooperativa adotou uma inteligência artificial capaz de prever a demanda por atendimento a pessoas suspeitas de infecção pela Covid-19. Atualmente, a plataforma online PA Digital, acessível por celular, tablet ou computador, permite ao paciente se conectar para tirar dúvidas sobre sintomas de outras doenças, de modo a fazer uma triagem virtual de onde estiver, ajudando as equipes de saúde da Unimed Floripa na previsão e volume de atendimentos presenciais. Para o CEO da Unimed Floripa, Richard Oliveria, o futuro da inteligência artificial na saúde vem carregado de oportunidades. “Na medida em que avançamos para um mundo digital mais conectado, soluções de IA se tornam um ativo de pessoas para pessoas”.
Fonte: Unimed Grande Florianópolis
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