A Cooperativa Agroindustrial Copagril firmou, nesta semana, uma parceria com o objetivo apoiar a implementação do Programa de Sustentabilidade Ambiental e Saneamento Rural na região de abrangência da Copagril.
Esse programa advém de estudos realizados por empresas do estado de Mecklenburg, na Alemanha, e posterior análise do potencial da região Oeste do Paraná. Elas identificaram a possibilidade de promover o uso adequado da biomassa residual na cadeia de produção e industrialização da proteína animal, além de compartilhar conhecimentos sobre energias renováveis, hidrogênio verde e soluções energéticas a partir de resíduos, como a produção de biogás e biometano.
A iniciativa propõe a criação de unidades industriais micro regionalizadas para o tratamento, transformação e industrialização de resíduos da cadeia de produção de proteína animal, a partir da adaptação de tecnologias e metodologias de processos.
O programa também busca promover o uso sustentável da água, visando melhorar a condição financeira dos produtores de suínos ao transformar passivos em ativos econômicos.
Para concretizar os passos do projeto, foi criada uma Cooperativa de Saneamento Rural, Bioenergia e Biocombustíveis, formada por produtores rurais, e que será responsável pela gestão das atividades e ações do programa.
Essa nova cooperativa atuará em parceria com outras cooperativas organizadas com os mesmos propósitos nos municípios de Toledo, Nova Santa Rosa, Quatro Pontes, Marechal Cândido do Rondon, Entre Rios do Oeste e Pato Bragado.
A novidade é que existe uma predisposição das empresas que lideram o programa firmarem parcerias nacionais e internacionais para captação de recursos financeiros necessários para as atividades e projetos do programa.
Apesar de não ter atuação direta no programa, a Copagril entra como apoiadora no sentido de divulgar a oportunidade que os seus associados têm de aderir à iniciativa visando buscar a eliminação de passivos ambientais em suas propriedades, bem como angariarem uma possível alternativa a mais de renda.
Fonte: Imprensa Copagril
Discussão sobre post