• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Geração Z: como preparar os líderes de amanhã? – Mayra Oliveira é supervisora de pessoas e cultura na G2

MundoCoop POR MundoCoop
14 de julho de 2023
ARTIGO
Mayra Oliveira é supervisora de pessoas e cultura na G2

Mayra Oliveira é supervisora de pessoas e cultura na G2

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Imediatistas, impacientes, mimados e sem ambição profissional. Esses são alguns dos exemplos de como são classificados os membros da Geração Z. As discussões acerca do perfil desse público vêm ganhando força à medida em que cada vez mais este grupo vem preenchendo os postos de trabalho. E, tendo em vista as particularidades que permeiam essa geração, é necessário chamar atenção sobre a importância de preparar aqueles que serão os líderes de amanhã.

A Geração Z é formada por pessoas que nasceram entre 1996 e 2010. Este público, no geral, é marcado por ter em suas características o não conformismo, tendo amplo entendimento dos direitos que possuem. Atualmente, são eles que vêm compondo os times das empresas e, segundo o portal Business Insider, até 2025, deverão compor 27% da força de trabalho – algo que vem acendendo um alerta de preocupação para alguns gestores.

É importante mencionar que mesmo a Geração Z sendo rotulada de diferentes maneiras e considerada como a mais desafiadora, ela também pode ser classificada como extremamente promissora para o ambiente de trabalho. Independente do fato de que tenham características distintas das gerações anteriores, como uma necessidade maior de feedbacks constantes, maior preferência por ambientes colaborativos e uma demanda por propósito em suas atividades profissionais, esses traços também podem ser vistos como oportunidades para o crescimento e inovação nas organizações.

Contudo, um dos maiores desafios que permeiam esta geração está no fato de que estes integrantes não almejam chegar ao topo. Dentre as suas prioridades, destacam-se a flexibilidade e diversidade no ambiente organizacional, ao qual não estabelecem nenhum tipo de fidelização completa com a empresa, pois, uma vez não satisfeitos com esses aspectos, saem em busca de novas oportunidades. Mediante a isso, cabe o questionamento: então, como prepará-los para serem líderes?

Para isso, é essencial adotar uma abordagem flexível e inclusiva, oferecendo programas de desenvolvimento de liderança que se adaptem às suas preferências, como mentorias, rotações de emprego e projetos desafiadores. Esses elementos podem ajudá-los a adquirir habilidades gerenciais e a desenvolver seu potencial de liderança. Além disso, é fundamental incentivar a diversidade e a inclusão em todos os níveis da organização, proporcionando oportunidades iguais de crescimento e reconhecimento para, assim, preparar efetivamente os membros da Geração Z para se tornarem líderes influentes e motivados.

Ainda, também é fundamental que as empresas também estejam abertas para aprender com os novos perfis que integram essa geração. Isso porque esses jovens trazem consigo diferenciais que envolvem uma mentalidade criativa, abordagem inovadora e disposição para desafiar o status quo. Deste modo, as organizações podem se beneficiar ao adotar e promover uma cultura que valorize a experimentação, a criatividade e a colaboração.

Além disso, não podemos descartar o atual cenário da transformação digital que vem acometendo as organizações. Neste aspecto, os membros da Geração Z têm uma afinidade natural com a tecnologia e podem ajudar a impulsionar os avanços tecnológicos nas empresas, bem como a valorização da inclusão e responsabilidade social, auxiliando no engajamento dos princípios de sustentabilidade na corporação. E, ao acolher esses novos perfis de profissionais e incentivar suas contribuições criativas, as organizações podem se adaptar melhor às demandas do mercado atual e se manterem competitivas.    

Estes profissionais possuem claro os seus ideais e, quando descontentes, saem em busca de uma nova oportunidade. Assim, reter esse grupo é uma ação essencial para garantir a eficácia em toda preparação para a liderança. Desta forma, as empresas também devem considerar a criação de um ambiente de trabalho adaptável, que ofereça opções como horários flexíveis, formatos híbrido ou remoto, e projetos multifuncionais, bem como estabelecer um canal de comunicação aberto e transparente, incentivando o feedback constante e proporcionando um ambiente no qual se sintam valorizados e ouvidos.

Em suma, a preparar a Geração Z para se tornarem os líderes de amanhã dependerá de uma relação de via dupla, na qual os gestores experientes e que já percorreram o “caminho das pedras” possam contribuir para a construção profissional destes novos profissionais, compartilhando conhecimentos, orientando esses jovens, e fornecendo insights valiosos sobre a carreira e o desenvolvimento profissional.

Mais do que qualquer estereótipo, a Geração Z é aquela em que, desde já, podemos vislumbrar o futuro. Portanto, é fundamental que as organizações estejam alinhadas em transmitir para esse grupo ensinamentos que possam ser aperfeiçoados, bem como integrar suas particularidades em sua gestão. Estar aberto ao novo sempre será o caminho, mas aceitar as diferenças continuará sendo aquilo que nos torna únicos.


*Mayra Oliveira é supervisora de pessoas e cultura na G2

Tags: artigolíderespessoas
ANTERIOR

Cooperativa movimenta R$ 2,1 bilhões para fomentar o empreendedorismo feminino no Brasil

PRÓXIMA

Cooperativa firma parceria em Programa de Sustentabilidade Ambiental e Saneamento Rural

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Invista o seu dinheiro aqui - Luís Artur Nogueira é Economista e Palestrante
ARTIGO

Invista o seu dinheiro aqui – Luís Artur Nogueira é Economista e Palestrante

8 de maio de 2025
Rodrigo Costa é Head de Digital Business da Kron Digital
ARTIGO

A importância de escolher o modelo de IA ideal ao seu negócio – Rodrigo Costa é Head de Digital Business da Kron Digital

7 de maio de 2025
Ricardo Pena é especialista em experiência do cliente
ARTIGO

Pessoas em primeiro lugar sempre – Ricardo Pena é especialista em experiência do cliente

5 de maio de 2025
Rodrigo Araújo é presidente Brasil da Korn Ferry
ARTIGO

A importância das habilidades de liderança e agilidade organizacional em 2025 – Rodrigo Araújo é presidente Brasil da Korn Ferry

4 de maio de 2025
Pedro Campos é fundador do Marketing de Ponta a Ponta
ARTIGO

A Geração Z cresceu, mas seu marketing ainda a vê como adolescente – Pedro Campos é fundador do Marketing de Ponta a Ponta

2 de maio de 2025
Marcelo Vieira Martins é Diretor Executivo da Unicred União
ARTIGO

Cooperativês, a linguagem para fazer um mundo melhor – Marcelo Vieira Martins é Diretor Executivo da Unicred União

30 de abril de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Especial 10 Tendências para o Cooperativismo: Desafios de Trabalho e Bem-Estar Social
DESTAQUES

Especial 10 Tendências para o Cooperativismo: Desafios de Trabalho e Bem-Estar Social

8 de maio de 2025
Cooperativas de coleta seletiva ampliam produção por meio de incentivos e iniciativas de aprimoramento
ACONTECE NO SETOR

Cooperativas de coleta seletiva ampliam produção por meio de incentivos e iniciativas de aprimoramento

8 de maio de 2025
Cooperativa de saúde incorpora nova unidade e amplia presença em Minas Gerais
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa de saúde incorpora nova unidade e amplia presença em Minas Gerais

8 de maio de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 122

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.