A Aliança Cooperativa Internacional realizou sua assembléia geral anual em Bruxelas em 28 de junho, com a presença de 200 delegados de mais de 60 países. O evento foi aberto apenas para participantes de organizações membros da ACI.
O presidente da ICA, Ariel Guarco, disse: “Quero agradecer por estarem aqui e por terem viajado de todo o mundo para participar desta Assembleia, um momento tão importante para todas as cooperativas, onde seus membros se reúnem democraticamente para avaliar a tarefa realizado e planejar o caminho a seguir. É para mim o momento mais claro de exercício da nossa identidade cooperativa.
“E nos reunimos aqui, em Bruxelas, sede da nossa organização, que é a casa comum do nosso movimento.”
Guarco congratulou-se com o regresso aos eventos presenciais, na sequência da pandemia de Covid-19. “Esta é uma assembleia presencial, deixamos de lado a virtualidade e os eventos híbridos para nos encontrarmos face a face, nos abraçarmos e confraternizarmos”, disse. “Por este motivo, agradeço não só às organizações aqui presentes, mas também àquelas que não puderam deslocar-se até aqui, mas que as suas procurações enviaram, demonstrando a sua vontade de participar e o seu empenho e apoio à Aliança Cooperativa Internacional.”
Um dos assuntos da agenda foi a aprovação da revisão dos Estatutos da ICA (AoA) para garantir que estejam em conformidade com o último Código Belga sobre Empresas e Associações.
A Assembleia também contou com a apresentação da nova Vice-Presidente da ACI, Dra. Graciela Fernández Quintas, presidente das Cooperativas das Américas, recentemente eleita pela Assembleia Regional da ACI para as Américas. Quatro candidatos a representantes setoriais, indicados pelas Organizações Setoriais da ACI, também foram bem-vindos: Prof. Petar Stefanov, indicado pela Consumer Co-operatives Worldwide (CCW); Giuseppe Guerini, indicado pela Organização Internacional de Cooperativas Industriais e de Serviços (CICOPA); Bhima Subrahmanyam, nomeado pela International Cooperative Banking Association (ICBA); e Not Dong-Jin, nomeado pela Organização Internacional de Pescas Cooperativas (ICFO).
Os delegados votaram para aprovar o relatório anual da ACI para o orçamento de 2022 e 2023. O presidente da ICA, Ariel Guarco, também apresentou o plano de trabalho da organização para 2023, que se concentrará na promoção da identidade cooperativa, no crescimento do movimento cooperativo, na cooperação entre cooperativas e na contribuição para o desenvolvimento sustentável global.
Fonte: ICA Coop
Discussão sobre post