Quantas vezes ao ir ao mercado o preço, a validade ou a quantidade de produto não interfeririam nas nossas compras? Muitas vezes essas medidas pesam mais na decisão do que somente a marca. Somos cercados por informações. Ter dados e informações claras podem guiar nossa vida e facilitar a tomada de decisões.
Karla Küster, CEO e consultora na Credita CGE, explica que os achismos podem ser muito perigosos na nossa vida e nos negócios. “Devemos tomar nossas decisões com base em dados e informações, que fundamentam a opinião recebida. Muitas vezes as opiniões nascem de comparações”, lembra.
Willem Berend Bouwman, Diretor Presidente da Castrolanda, entendeu que os negócios da cooperativa seguiam as tendências tecnológicas e assim decidiu fazer algumas mudanças.
Ele conta que nos últimos anos, as grandes cooperativas do agro entenderam a importância de investir em tecnologia para a gestão das suas atividades. “Aqui na cooperativa, por exemplo, criamos o Ágil Castrolanda, recentemente premiado na categoria Inovação do Prêmio SomosCoop. O projeto foi implementado com base em três premissas: aproximar o cooperado sem a necessidade de ele estar presente fisicamente na Cooperativa; acompanhar as necessidades de prestação de serviços de forma ágil e segura; e gerar uma onda de transformação digital com benefício direto para o associado”, exemplifica Berned.
Por isso, quando for pensar na sua empresa ou cooperativa, use como indicadores os instrumentos que mostram o progresso de determinadas áreas. Eles vão mostrar o melhor caminho e facilitar a sua tomada de decisão.
Küster explica que se a sua empresa ou cooperativa é do ramo de alimentação, você tem que ter uma equipe enxuta, com profissionais competentes que mantenham a qualidade do serviço e do atendimento, sem atropelos, conhecendo e respeitando os objetivos da empresa e gerando lucro, sem desperdícios e ainda fidelizando seus clientes. “Entenda quais indicadores vão ajudar na gestão do seu negócio. Eles devem estar ligados à estratégia que você planejou para a sua empresa. Conheça seu negócio, saiba aonde quer chegar, trace os objetivos e não deixe de medir os seus resultados”, indica Karla.
8 indicadores para melhorar os seus negócios
Para facilitar os seus negócios Karla Küster, administradora de empresas, com especialização em Marketing, Gestão de Pessoas e Finanças, CEO e consultora na Credita CGE indica 8 indicadores de sucesso.
- Lucratividade mede a capacidade operacional do seu negócio em gerar lucro a partir da receita;
- A produtividade auxilia a empresa e entender o quanto se precisa produzir com uma determinada quantidade de funcionários e maquinários em determinado tempo;
- A qualidade do produto. Como você está atendendo o seu cliente, como você entrega, o que você entrega, quando você entrega e o que você entrega;
- Eficácia, mede a satisfação do seu cliente e por meio dele podemos medir se seu cliente indicaria sua empresa para seus amigos ou se ele voltaria a comprar;
- Capacidade, esse indicador mede a capacidade de entrega da sua empresa. Não adianta vender, se você não consegue entregar o que foi vendido!
- Ticket médio, muito utilizado pelo comercial pois indica quais os clientes que mais compram e os mais fiéis;
- Turnover, calcula o tempo médio que cada funcionário permanece na empresa. Índice muito utilizado para medir o clima organizacional;
- Indicadores estratégicos medem o desempenho da empresa em relação aos objetivos traçados. Ao conhecer esses indicadores é possível tomar providências para atingir esses objetivos.
Por Priscila de Paula – Redação MundoCoop
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