Toda empresa que deseja ter sucesso no mercado, conhecer e se aproximar de seus consumidores, precisa se apropriar das redes sociais.
Os empreendedores já entenderam a força de convencimento e persuasão que o Facebook, Twitter, Instagram, Tik Tok entre outras possuem sobre as decisões dos consumidores.
Gabriela Leandro, Diretora Executiva de Marketing da Adsumus, afirma que as redes sociais possuem um grande peso de decisão quando um cliente vai atrás de um produto, porque as pessoas permanecem por mais tempo nas plataformas online em busca do que desejam. “Quando uma marca resolve investir em social ela ganha pois consegue entender o comportamento do consumidor, pode elevar a sua marca e criar um relacionamento com o cliente, além de vender o seu produto”, lembra Leandro.
Ela lembra que a importância do uso das redes sociais pela empresa ocorre pela visibilidade que ganha. “Quanto mais ela aparece e se mostra atenta a demanda dos consumidores, mais ganha autoridade e consequentemente lucratividade com as vendas que gera”, exemplifica Gabriela.
Mas a especialista alerta, não basta produzir conteúdo, ele precisa fazer com que o público da empresa se interesse em consumi-lo. É importante não causar o efeito oposto ao desejado, por isso evitar sempre as frases malditas ou duplo sentido, mas manter a clareza ao se comunicar com a sua audiência. “Os maiores desafios são manter um engajamento em seu perfil com uma linha editorial constante e coesa, criar uma estratégia eficaz e manter um relacionamento com seu o cliente”, conta Gabriela.
Tik Tok faz a cabeça dos jovens
Entre as redes de maior sucesso, o Tik Tok, que se popularizou entre os jovens por possibilitar a criação de vídeos e entretenimento, tem ganhado cada vez mais destaque.
De acordo com a Opinion Box, o Tik Tok se tornou uma febre entre a nova geração, com mais de 1 bilhão de usuários ativos e registrou 74,1 milhões de novos usuários em janeiro de 2022. Ele se transformou em um dos principais meios de influência para diferentes gerações, em especial os millenials e a geração Z.
Segundo dados da própria plataforma, cerca de 25% dos usuários buscam ou compram um produto na internet depois de ver um anúncio na rede social. No ano passado, a taxa de conversão dos anúncios publicados no TikTok no Brasil foi ainda maior: são 38% dos brasileiros que já compraram algo a partir de um anúncio visto na plataforma.
Segundo uma pesquisa realizada pela empresa britânica Hargreaves Lansdown, cerca de 46% dos jovens de 18 a 34 anos ficaram mais interessados em investir a partir do ano passado. E um a cada cinco acredita que esse novo entusiasmo é por causa do TikTok.
De olho nos jovens, empresas como a Klubi, criou uma conta especialmente para se aproximar desse público. Eles criam vídeos leves e divertidos para falar de temas, como consórcio, e atrair mais consumidores.
Outras empresas, como a Ekko Group, também apostou em criar uma conta para compartilhar os seus empreendimentos de alto padrão e projetos decorados.
Entretanto, é no e-commerce que a plataforma encontrou os seus maiores admiradores. Além de criarem vendedores virtuais, empresas, como a Melhor Envio, garantem presença no Tik Tok em que atualizando o seu público com vídeos bem-humorados e acolhedores.
Silas do Nascimento, Digital Influencer e produtor de conteúdo, explica que a pandemia trouxe uma nova maneira das pessoas consumirem e viverem, colocando as redes como fundamentais no dia a dia. Ele defende o uso do Tik Tok nos negócios, dizendo que a plataforma é um bom negócio para marcas e produtos novos pela sua forma de entrega para o público, mas é preciso estudar o público-alvo. “Um ponto que eu sempre falo é a aproximação que se pode ter da marca e público. Com as redes sociais você tema possibilidade de interagir em tempo real com o consumidor, como por exemplo, nos comentários de um post do Instagram ou algum produto ou marca que ele utiliza. Isso traz humanização a marca”, explica.
Nascimento exemplifica que as empresas precisam saber o que os seus clientes estão comentando e consumindo nas redes, quais as tendências em alta (as trends) e como podem se conectar com sua marca. “Um vídeo feito por uma empresa tem que ser bem pensado para que não leve o duplo sentido de uma forma negativa e gere dor de cabeça futuramente”, lembra o especialista.
Uma dica para as empresas fazerem sucesso no Tik Tok é se adaptar as mudanças rápidas, aproveitando o assunto do momento e transformando isso a seu favor. “Fique atento no que está na boca do povo, hoje em dia tudo pode virar conteúdo a favor de uma marca se bem pensado, um bom exemplo é a Netflix que tem uma grande conexão com seu público, ela sempre sabe o que as pessoas estão falando sobre ela e usa esses assuntos, comentários ou até memes ao seu favor e transforma em conteúdo”, indica Silas.
Como se dar bem com o Tik Tok
1 – A empresa ou marca deve saber o que o seu consumidor deseja, por meio de enquetes ou perguntas, e observando qual é o problema/desejo de seu público.
2 – Praticar a escuta ativa e entender como o seu público se comporta e o que ele deseja.
3 – Tomar muito cuidado com o senso de humor, pois o que pode ser engraçado para um, pode ser totalmente sem graça para outro.
4 – Aprender a lidar com improvisos, pois frases malditas sempre surgem na hora do nervosismo.
5 – É sempre bom tem um assunto coringa para momentos como esse.
6 – Planejar o que será falado evita que surjam problemas que estão fora do script.
7 – Focar sempre no relacionamento com o público e na transparência da sua marca.
8 – A criar de conteúdos despojados, dancinhas, trends e desafios que prendem a atenção do espectador e os convidam a participar das interações,
9 – Reproduzir reportagens desses conteúdos,
10 – Mantenha um conteúdo regular, as pessoas precisam saber que é você e o que tem a oferecer,
11 – Fique atento ao que eles mais consomem, o que estão assistindo, comentando e entre em suas redes.
Por Priscila de Paula
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