Novas empresas optam com frequência pela forma da cooperativa; e muitas vezes por idealismo. Traçamos aqui os perfis de uma gravadora de música, uma loja participativa e um serviço de entrega.
As cooperativas são importantes na economia da Suíça. Mas os jovens empreendedores que fundam uma startup quase nunca optam por estabelecer uma cooperativa. As cooperativas são consideradas letárgicas.
Elas são menos propensas a ir à falência do que, digamos, as sociedades anônimas e são estáveis quando a economia está passando por tempos incertos. No entanto, o relatório “Monitor Cooperativo 2020” da cooperativa de cooperativas “Idée Cooperative” observa que, embora confie nas cooperativas, a população suíça as percebe como “não muito inovadoras”.
O mesmo se aplica aos jovens empresários. O monitor cooperativo reconhece haver um “problema com startups”. Se você quiser ficar rico, você estabelece uma sociedade anônima.
SWI swissinfo.ch apresenta aqui três das mais recentes cooperativas que estão contrariando essa tendência e perguntaram por que elas são cooperativas:
A loja participativa “Güter”
A loja participativa “Güter”, ou “bens” em português, está localizada em uma rua residencial de Berna. As prateleiras estão cheias de alimentos e produtos de higiene. Barris cheios de arroz e macarrão esperam por clientes e dois membros da cooperativa empilham legumes recém-entregues.
Algumas garrafas de leite no frigorífico estão disponíveis pela metade do preço. As etiquetas de promoções são a única coisa que fazem lembrar um supermercado convencional. O comércio varejista suíço é dominado por cooperativas, mas ao fazer compras, você raramente fica ciente disso.
Quem compra na Güter não pode fazê-lo sem estar consciente do idealismo por trás da empresa, pois somente pode fazer compras quem também trabalha aqui. Cada consumidor deve completar um turno de trabalho de duas a três horas por mês.
A motivação para participar é uma visão de mundo. Nicholas Pohl, da “Güter”, diz: “Nossa grande preocupação é contribuir para a democratização da economia”. Em uma cooperativa como a dele, isso é vivido. “Conosco, você pode experimentar como a cooperação pode ser agradável.”
A “Güter” quer evitar os custos incorridos na distribuição através do trabalho voluntário e, assim, oferecer uma variedade semelhante à de uma loja de alimentos saudáveis a preços mais baixos.
Com alguns produtos, como artigos de higiene, isso é bem-sucedido. Para outros, a margem de preço é bastante pequena, especialmente com as quantidades limitadas que a loja participativa compra.
Em todos os produtos, você atualmente economiza cerca de 10 a 20% em comparação com a loja de alimentos orgânicos, estima Pohl. Além disso, uma porcentagem da compra pode ser doada como crédito para funcionários de baixa renda.
“Güter” começou sua operação há pouco tempo e ainda está em fase de aprendizado. A loja participativa em Berna é inspirada em cooperativas nos EUA, especialmente a Park Slope Food Coop em Nova York.
“Para nós, as cooperativas representam valores democráticos básicos e autoajuda econômica”, diz Pohl. “Mas não nos vemos principalmente como parte de um movimento cooperativo.”
A forma cooperativa “infelizmente não é um selo de qualidade”. A realidade mostra que “as cooperativas também podem se tornar grandes empresas e orientadas para o lucro”. A loja participativa não tem nada a ver com as grandes empresas de varejo suíças.
Red Brick Chapel: a cooperativa “musical”
O jornal NZZ uma vez descreveu a Red Brick Chapel como uma “organização de autoajuda”. Apesar do nome, o selo musical não tem nada a ver com o Exército da Salvação ou outras igrejas. Pelo contrário, é uma capela de música sensível.
Red Brick Chapel é uma gravadora que também combina algum sucesso com um certo alcance. Por exemplo, apenas na Alemanha, a banda indie Mnevis atinge uma audiência de milhões com suas músicas através de plataformas de streaming, assim como o cantor folk Long Tall Jefferson.
A banda pop Alois até acabou entrando em uma importante playlist dos EUA que abriu o caminho para um público maior.
A Red Brick Chapel é a única gravadora na Suíça a ser organizada como uma cooperativa. “Esta é a maior diferença para quase todas as gravadoras na Europa: a empresa pertence aos músicos e produtores”, diz Christian Müller, da Red Brick Chapel.
Desta forma, os artistas podem ajudar a moldar a forma como a empresa se desenvolve, mas podem também manter o controle sobre sua música. “Eles decidem o que acontece com suas obras após a produção e como elas são monetizadas.”
No início, não havia propriamente uma convicção em favor das cooperativas, mas sim a vontade de manter o controle e fazer a distribuição. Mas hoje Müller é um entusiasta da cooperativa: “Não consigo imaginar outra forma para nós. Qualquer outra coisa seria ideologia”.
Se um número suficiente de pessoas com interesses econômicos comuns se reunir, para ele há “apenas uma forma jurídica adequada e lógica para isso”: a cooperativa.
Na era do streaming, a maioria das gravadoras independentes tem poucos funcionários. No entanto, o registro como cooperativa requer pelo menos sete participantes na Suíça.
Müller vê isso como a principal razão pela qual a Red Brick Chapel é uma exceção.
Confrontado com o “problema das startups” que as cooperativas têm na Suíça, Müller refere-se à liberdade dos estatutos. Quão lenta ou ágil é uma cooperativa, bem como o quanto ela é democrática, depende muito de seus estatutos.
Müller não associa diretamente a Suíça a cooperativas. Em vez disso, como o pessoal da loja participativa, ele pensa nas “cooperativas de alimentos da moda” dos EUA.
Na Suíça, “apenas as grandes” vêm à mente. Para ele, elas “não são mais realmente reconhecíveis como cooperativas” e não têm nada a ver com sua ideia de cooperativas.
O clássico juvenil: Veloblitz
Os entregadores de bicicleta, que são frequentemente jovens, e vestidos com roupas refletoras, são uma visão familiar nas cidades suíças. Nos centros das cidades suíças, às vezes vale a pena enviar encomendas importantes de bicicleta.
Enquanto nos últimos tempos as corporações internacionais estabeleceram serviços de entrega de alimentos em duas rodas, que não são conhecidos por condições justas de trabalho, na Suíça os serviços de entrega de bicicletas da primeira geração são frequentemente organizados como cooperativas.
Este também é o caso de Veloblitz, em Zurique, onde os 120 funcionários vão às ruas em roupas pretas e amarelas. O diretor-gerente Simon Durscher não estava na firma quando a empresa de entregadores de bicicletas começou na década de 1980 em um apartamento compartilhado em Zurique.
“Eu sei pelo fundador que ele nunca quis criar e possuir sua própria empresa. Ele via o lado empreendedor como um potencial, mas queria distribuir a responsabilidade desde o início.”
Durscher diz entender por que as cooperativas são consideradas lentas em comparação com outras empresas. “Nos meus 10 anos na Veloblitz, ouvi uma grande variedade de perspectivas sobre o que a empresa é e deve ser. Na Veloblitz, as pessoas se reúnem e criam uma empregadora para si mesmas.” Assim, há muitas opiniões sobre o que é a Veloblitz.
A partir da ideia básica, os funcionários da empresa de correio de bicicletas também devem ser os coproprietários. No entanto, também existem ex-funcionários que permanecem membros da cooperativa e funcionários que não se tornam membros, mas cujas opiniões são igualmente levadas a sério.
De acordo com o diretor-gerente, as hierarquias da Veloblitz são planas e a responsabilidade é distribuída. “Mas não há democracia de base aqui”, diz Durscher, “isso não nos ajuda. Nem todo mundo pode ter uma voz em tudo.” Melhor do que estar em um grande plenário é distribuir tarefas e decisões em pequenas equipes.
Durscher também vê na barreira de sete participantes fundadores de uma cooperativa uma razão para as poucas startups. Mas as cooperativas também têm uma vantagem pragmática para os fundadores: “Ao contrário de uma AG ou de uma empresa de responsabilidade limitada, você não precisa de capital inicial. As cooperativas permitem que as pessoas façam negócios com menos dinheiro.”
Fonte: SwissInfo
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