E chegamos em 28 de dezembro de 2022.
Dia que a Cooperativa Sicredi Pioneira comemora 120 anos de sua fundação. Fazendo dela a cooperativa de crédito mais antiga da América Latina e a instituição financeira privada mais antiga em funcionamento no país.
Às vezes me pergunto se lá em dezembro de 1902, os fundadores da Caixa de Economia e Empréstimos Amstad tinham algum tipo de visão de onde aquela ideia inovadora, nascida para curar dores coletivas, num ambiente hostil, com escassez de recursos, poderia chegar. Numa releitura de contexto do século XXI, a Pioneira foi uma startup que virou um unicórnio.
Penso que não tinham nenhuma pretensão além de resolver problemas coletivos, através de uma solução coletiva na forma de uma empresa cooperativa. E que foi o marco inicial da jornada do Sistema Sicredi, hoje espalhado por todo país.
E talvez este desprendimento tenha sido chave para que chegássemos aos 120 anos com números tão expressivos. Pois foi somente por missão, nunca foi por ambição.
A cooperativa nunca deixou de operar nestes 120 anos. É verdade que enfrentou dificuldades. Afinal foram 12 décadas encarando guerras, pandemias, crises financeiras, trocas de moedas. E por muitos anos uma legislação não só desfavorável como também restritiva ao movimento cooperativista no país.
Muito por conta disto, na década de 90 a cooperativa não chegava a 3 mil associados. Em 2002, na comemoração do centenário da Pioneira, éramos 30 mil associados.
Hoje, já somos mais de 200 mil associados, espalhados em 21 municípios, atendidos em 47 agências, ou melhor, 47 espaços das comunidades. Administrando mais de R$ 11 bilhões em recursos, e temos 26% de participação no crédito de nossa área de ação, o que talvez nos torne a instituição mais presente na região.
Qualquer relato histórico ou homenagem que façamos, precisa obrigatoriamente começar pelos seus associados, razão de existir da cooperativa.
Também importante sempre reverenciar os dirigentes da cooperativa que perseveraram na causa, trazendo a organização até aqui através de um forte espírito de liderança e principalmente, senso de comunidade e muita resiliência.
Mas também é relevante lembrar quem toca a cooperativa no seu dia a dia: os seus colaboradores. Desde seu início, através do primeiro gerente que ofereceu sua casa como sede provisória da cooperativa, nestes 120 anos já foram quase 2 mil pessoas que trabalharam e que trabalham na Pioneira.
Aprimoramos ferramentas, processos, métodos, P&S, o modelo de gestão evoluiu. Adotamos soluções digitais, ampliamos nossa presença de marca, apoiamos todas as entidades de nossa região, mas a essência não se altera. Assim nos mantemos fiéis ao objeto da cooperativa sintetizado em nosso propósito: Juntos Construímos Comunidades Melhores.
Por isto, ao chegarmos aos 120 anos, nunca foi tão claro que nosso papel extrapola o de uma instituição financeira cooperativa que provê P&S para seus associados. Como cooperativa, entendemos que devemos ir além, pois nossa vocação natural é ser instrumento de organização econômica das comunidades, tendo como fim o impacto social. A cooperativa é uma grande obra coletiva, à serviço do bem coletivo. Que aprimora seu papel ao se enxergar também como uma entidade.
E como tal, genuinamente preocupados com o desenvolvimento econômico e social de nossas comunidades. Entendemos que somos promotores do desenvolvimento, aportando crédito, guardando reservas, segurando vidas e patrimônio, incentivando inovação, promovendo parceiros, financiando programas sociais próprios e de terceiros.
E desta forma queremos ser inspiração para um espírito de ganha-ganha-ganha na nossa região, onde o associado ganha, a cooperativa ganha, mas também todo o ecossistema ganha. Fazemos isto estimulando mecanismos que promovam a prosperidade coletiva, respeitando e incluindo todas as pessoas, empresas, entidades, governos e o meio ambiente.
Todos os associados são a Pioneira. Todas as comunidades são a Pioneira. E diretamente ou indiretamente, juntos impactamos positivamente a nossa região. Por isto, no marco dos 120 anos, se reforça o convite para juntos construirmos comunidades melhores, nas décadas vindouras.
Por Solon Stapassola Stahl, Diretor executivo da Sicredi Pioneira
Discussão sobre post