Evento que promove o envolvimento de cooperativas de crédito na agenda sustentável da ONU, o United in Sustainability Credit Union Summit, está marcado para acontecer dia 14 de novembro, na sede das Nações Unidas, em Nova York. E a MundoCoop, grande apoiadora de iniciativas como essa, é mídia parceria deste grande encontro.
O Instituto Fenasbac é presença confirmada e representará o Brasil com delegação formada por representantes do Banco Central do Brasil, Instituto Fenasbac, Confebras, Viacredi Alto Vale e Sicoob Sarom, no painel dedicado ao RECIP.
A iniciativa reúne histórias inspiradoras de cooperativas de crédito brasileiras que inovam com propósito. Modelo será apresentado como referência para cooperativas de todo o mundo.
“O painel é dedicado à apresentação do RECIP. A intenção é mostrar a iniciativa como um modelo a ser seguido por cooperativas de crédito ao redor do mundo. As cooperativas de crédito estão presentes em 47% dos municípios do país e a tendência é de que esse número aumente. O RECIP reconhece e comunica os impactos do cooperativismo nas comunidades. O setor tem se mobilizado para garantir a expansão e a nossa missão é comunicar o que está por trás: falar sobre a essência do cooperativismo, sobre o que move o setor, sobre os propósitos do ecossistema e das pessoas que trabalham fomentando o desenvolvimento do país”, afirma Lucila Simão, CEO do Instituto Fenasbac.
“O RECIP é um reconhecimento importante e inovador, pois ele identifica, mede, reconhece e celebra os resultados não-financeiros em cooperativas de crédito. Além de ser uma ferramenta de eficiência poderosa quando gestores e equipes participam da jornada. O RECIP 2ª edição apresenta duas novas dimensões: Inovação ESG e Inovação em Finanças Verdes, estimulando cooperativas de crédito em todo o Brasil a se alinharem, cada vez mais, às metas de desenvolvimento sustentável (ODS) tão importantes para o mundo”, comenta Carolina Castro, coordenadora-geral do RECIP.
O RECIP
O Reconhecimento Inovação com Propósito foi criado para comunicar o valor do cooperativismo financeiro para a comunidade brasileira, aumentar as capacidades de gestão e inovação, atentando-se aos propósitos do cooperativismo e alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS da ONU. A iniciativa mapeia a capacidade de inovação do cooperativismo financeiro; estabelece referenciais e orienta a gestão das cooperativas para a inovação; contribuindo com a expansão do cooperativismo financeiro no Sistema Financeiro Nacional.
O RECIP é coordenado pelo Instituto Fenasbac, com apoio do Banco Central do Brasil e UNFCU – ONU, patrocínio da Confebras, FGCoop, Sistema OCB e WTM Internacional; parceria MundoCoop, Climate Bonds Initiative e Vert Capital; participação dos Sistemas Ailos, CrediSis, Cresol, Sicoob, Sicredi, Unicredi, Uniprime.
Apoiadora do ecossistema e de iniciativas que fomentam e dão visibilidade ao cooperativismo brasileiro, a MundoCoop é mídia parceira da Fenasbac neste encontro. Fique ligado em nossas redes sociais e plataformas oficiais para acompanhar novidades do evento.
Confira a programação do evento na íntegra, clicando aqui. A inscrição pode ser feito através deste link.
Fonte: Imprensa Fenasbac, com adaptação da MundoCoop
Discussão sobre post