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MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Cooperativas de consumo redefinem o mercado através de propósito

MundoCoop POR MundoCoop
16 de setembro de 2022
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Não é inédito o fato de que o Brasil se tornou uma das maiores referências no cooperativismo mundial. Proporcionalmente gigante igual as dimensões continentais que o país apresenta, as últimas décadas mostraram a magnitude do modelo cooperativista no país, que possui 4.880 cooperativas e ao menos 18,8 milhões de cooperados. 

Neste cenário alguns ramos destacam, como o crédito e o agro. Porém, outros têm observado crescimentos igualmente excepcionais, figurando ao lado das grandes potências do movimento. Um deles, o Consumo, está em segundo lugar no total de cooperados. São 2 milhões em todo o país, reunidos em 247 cooperativas espalhadas por todo o país, oferecendo quase 15 mil empregos e levando qualidade de vida, preços justos e desenvolvimento para milhões de vidas, direta e indiretamente. 

Márcio Valle, Coordenador Nacional do Sistema OCB para o Ramo Consumo
Márcio Valle, Coordenador Nacional do Sistema OCB para o Ramo Consumo

Apesar de apresentar números menores se comparado aos maiores setores, esse número já representa um crescimento acima da média, como explica Márcio Valle, Coordenador Nacional do Sistema OCB para o Ramo Consumo. “O número de cooperativas passou de 123 para 247, aumento de 106%. Neste período houve uma mudança de critério de classificação dos Ramos, com as cooperativas Educacionais de Pais e de Turismo de Consumidores passando a integrar o Consumo. Mas o maior crescimento veio mesmo das cooperativas de consumo, de compra em comum de produtos ou serviços para fornecimento aos cooperados, através de operações de supermercados, drogarias e postos de combustível, entre outras”, explica. 

Em resumo, as cooperativas de consumo nasceram junto com o movimento cooperativista, na Inglaterra em 1844. Verdadeiros exemplos da filosofia que os cooperados seguem até hoje, essas cooperativas foram criadas com o objetivo de realizar a compra de produtos e serviços para seus cooperados, utilizando-se da soma de poder de compra, para reduzir custos e melhorar o atendimento aos associados da cooperativa. Inseridas dentro do ramo consumo, estão serviços vitais para a sociedade como as cooperativas de serviços educacionais, que representam 27% das cooperativas do ramo, segundo dados do AnuárioCoop – Dados do Cooperativismo Brasileiro 2022. 

Apesar de seguir os mesmos modelos vistos em outros países, o Consumo no Brasil possui uma trajetória diferente, algo que moldou a forma como o setor se constitui. “No Brasil, o cooperativismo de consumo originou-se e teve seu desenvolvimento ligado a empresas ou organizações, como sindicatos, prefeituras e associações de funcionários. Poucas tiveram origem a partir da iniciativa popular, nascendo independentes de qualquer vínculo e, portanto, com melhores condições de decidir sobre suas estratégias e ações de expansão e desenvolvimento”, explica Valle. Com essa diferença em sua concepção, uma grande mudança ao longo dos anos foi promovida, impulsionado por um novo e diferenciado tratamento tributário, algo que afastou empresas da visão cooperativista inicialmente criada para seus negócios. Diante disso, o Consumo passou de 2.420 cooperativas em 1960, para 247 no levantamento lançado neste ano. 


PANORAMA: O RAMO CONSUMO EM NÚMEROS 

Em números totais, o Rio de Janeiro concentra o maior número de cooperativas, com 72 localizadas no estado. Contudo, São Paulo possui o maior número de cooperados: 1,5 milhão, distribuídos em 35 cooperativas. 

Entre os três maiores segmentos de cooperativas que compõem o ramo: 27% são de serviços educacionais, 20% de produtos alimentícios e 15% de Farmácias. 

São R$3 bilhões em ativos totais (8% acima do resultado de 2020), com um capital social de R$341 milhões. Em 2021, as sobras do exercício chegaram a R$140,3 milhões. 

Em 2021, as cooperativas de consumo investiram R$348 milhões em salários e benefícios ao seus cooperados. 


Tal diferenciação tributária, que resultou na diminuição de cooperativas de consumo ao longo das décadas, é o motivo pelo qual o mesmo se fortalece. Com recentes avanços na pauta que corre no Congresso, apoiada por lideranças através da Frente Parlamentar pelo Cooperativismo (Frencoop), observamos um novo momento, algo que explica o crescimento contínuo visto nos últimos anos. “Além do reconhecimento do adequado tratamento tributário ao ato cooperativo realizado pelas cooperativas de consumo, acatando o princípio da não incidência tributária, sem dúvida uma questão primordial, há também necessidade de crédito para expansão, modernização e a própria operação, além continuidade na formação de lideranças e gestores, o que tem sido suprido pelo SESCOOP – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, e suas bases estaduais”, Valle destaca. 

Apesar destes avanços, Valle ressalta que atualmente a capacidade de expansão é menor, com o crescimento acontecendo através de iniciativas de empreendedores que veem no cooperativismo uma nova forma de negócio, pautada pelo propósito. “Atualmente não há forte potencial de expansão. O que se observa são ações corajosas de empreendedores que trazem o cooperativismo inserido nos seus valores e princípios”, complementa. 

Novos hábitos, para um novo consumo 

Como o próprio nome indica, o ramo consumo está diretamente ligado com os hábitos de compra que o consumidor desenvolveu ao longo dos anos. Este comportamento, que se molda através de fatores externos e internos, contextos sociais e outras variáveis, não é diferente quando entra em jogo a compra coletiva, proporcionada pelo modelo de cooperativa de consumo. 

Com a retomada da economia após uma das maiores crises sanitárias da história, o setor respira aliviado, através de novos hábitos que prometem impulsioná-lo para a próxima década. O cenário, traz um novo leque de oportunidades para as cooperativas de consumo, e para todo o movimento. “Um dos maiores impactos, que já está ocorrendo, é a mudança de hábito do consumidor, que tem buscado cada vez mais praticidade, com preferências variadas e preços justos. Isto para cada ocasião e necessidade de compra, que muda constantemente. Outras questões como tecnologia (digital commerce) e maior conscientização a respeito de causas ligadas à preservação do meio ambiente, responsabilidade social e atuação ética e transparente (“ESG”), estão levando o consumidor a valorizar empresas com propósitos claros e definidos”, ressalta. Neste contexto, entender as dores e vontades do consumidor passou a ser um elemento vital, não apenas para entregar serviços mais assertivos, mas também para garantir a sua longevidade. 

Sendo a base da sociedade e de tantas atividades essenciais para a vida cidadã, é inegável que o Ramo Consumo é um pequeno grande. Expressando a mais pura essência do que o modelo cooperativista pretende ser e fazer na sociedade, tais cooperativas são um exemplo para as demais, mostrando como o modelo de negócio impacta vidas e as conduz rumo ao futuro. 

Modernas desde a sua concepção, as cooperativas são o modelo de negócio do futuro. Mas para que sigam em frente, é importante trabalhar em conjunto para o seu sucesso. “As cooperativas, como um todo, são modernas, pois tratam da essência da nossa existência, a cooperação e a sustentabilidade. Esta é a principal tendência que continuará a tracionar, cada vez mais, a empresa cooperativa. Tecnologias, metodologias de gestão, máquinas, equipamentos e instalações mais produtivas são meios, que se compra ou desenvolve. Mas pessoas comprometidas e unidas por propósito é que farão a diferença”, finaliza. 


Por Leonardo César – Redação MundoCoop

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