Cristalina passa a ser a quinta cidade goiana a instituir, em seu calendário cívico-cultural, o Dia do Cooperativismo, a ser comemorado sempre no primeiro sábado do mês de junho de cada ano. O projeto de lei foi sancionado na noite de sábado (10/09), pelo prefeito Daniel Sabino Vaz, na etapa final das comemorações do Dia C Itinerante no município, na Praça da Liberdade. “Este evento, realizado pela primeira vez em Cristalina, é simbólico, pois passa a inaugurar uma rotina. De agora em diante, o Dia do Cooperativismo será realizado anualmente, promovendo ações e divulgando as cooperativas, seus produtos e serviços, contando com a presença de seus dirigentes, colaboradores e cooperados. E isso reforça o que já sabemos: que as cooperativas trazem desenvolvimento econômico e uma grande preocupação com a comunidade”, frisa Pedro Caldas, coordenador do Núcleo Cooperativo Nordeste e Entorno do Distrito Federal.
A realização anual do evento, sempre na mesma data, servirá, segundo o coordenador, para despertar a população sobre as vantagens de empreender a partir da cooperação e fazer com que mais pessoas se interessem em participar desse modelo de negócios. “É uma grande satisfação entregar esse presente para a cidade e reforçar a mensagem de que as cooperativas estarão sempre contribuindo com a melhoria da qualidade de vida da nossa população de Cristalina”, acrescenta.
Prefeito de Cristalina, Daniel Sabino Vaz, que esteve à frente do Sindicato Rural do município por vários anos, afirmou que a criação da lei, já aprovada pela Câmara dos Vereadores, é muito importante. “Temos aqui dezenas de cooperativas e associações, instituições que unem forças para desenvolverem seus segmentos, e já temos a experiência em nossa administração de que boas parcerias trazem resultados importantes, que atendem aos anseios da população”, comemora.
Luís Alberto Pereira, presidente do Sistema OCB/GO, explica que o Dia do Cooperativismo tem como objetivo divulgar esse modelo de negócios, uma maneira eficiente de empreender e gerar renda, principalmente na região do Entorno do Distrito Federal, onde há forte demanda por oportunidades de emprego. “Pedro Caldas, nosso coordenador na região, é um cooperativista nato e será o elo entre a região Nordeste, o Entorno de Brasília e o Sistema OCB/GO, que está localizado em Goiânia. Essa integração fortalece nosso propósito de gerar oportunidades em todas as regiões do Estado, atendendo as vocações locais”, frisa.
Jubrair Gomes Caiado, superintendente do Sistema OCB/GO, lembra que o cooperativismo é fiel ao seu sétimo princípio, o Interesse pela Comunidade, e sempre desenvolve ações e projetos visando o desenvolvimento social dos municípios, além de ressaltar que as receitas e geração de renda proporcionadas pelas cooperativas, entre seus cooperados e colaboradores, impulsionam a economia local. “O Dia Do Cooperativismo em Cristalina, que a partir de agora será realizado todos os anos, foi muito bom para mostramos à sociedade a força desse modelo de negócios e é muito importante para que tenhamos cooperativas fortes e uma sociedade cada vez mais cooperativista, assim teremos um mundo mais justo e sustentável”, ressalta.
Celebração
Por iniciativa do Sistema OCB/GO, em conjunto com o Núcleo Cooperativo Nordeste e Entorno do Distrito Federal, cooperativas, instituições e associações parceiras colocaram à disposição da população de Cristalina produtos e serviços de recreação infantil, oficinas, educação financeira, tecnologia, feira de adoção de animais e distribuição de mudas e brindes na primeira etapa do evento, que durou das 14h às 18h. A partir das 19h, a programação teve sequência no mesmo local, com a apresentação de duas atrações artísticas: a palestra show do cooperativismo, com a Agência Q9, e o show de humor da dupla Nilton Pinto e Tom Carvalho.
Na noite de sexta-feira (09/09) foi realizado o Circuito de Meetups, para dirigentes e colaboradores das cooperativas. O evento, que contou com a participação do palestrante Igor Montenegro, com vasta experiência como executivo de corporações de diferentes áreas, teve por objetivo promover a inovação no cooperativismo. Na manhã de sábado, a coordenação regional promoveu ainda o 1º Encontro Regional das Cooperativas do Núcleo Nordeste e Entorno, com os dirigentes das cooperativas localizadas na região.
Núcleos regionais
Ao todo, são seis os Núcleos Regionais Cooperativos da OCB/GO. O Central é coordenado pelo próprio presidente do Sistema OCB/GO. Os coordenadores dos demais núcleos são Pedro Caldas (Núcleo Nordeste e Entorno do DF), João Batista Machado (Núcleo Sul), Marcelo Ferreira (Núcleo Sudoeste), Pedro Barbosa de Oliveira (Núcleo Noroeste), e José Renato Almeida (Núcleo Norte). Os núcleos abrangem cooperativas de diversos ramos: financeiro, agro, transportes, saúde e serviços, entre outros. Cabe a eles o assessoramento e a representação para a execução descentralizada de programas, projetos e atividades de interesse comum de todas as cooperativas goianas.
Fonte: Sistema OCB/GO
Discussão sobre post