Tanto compradores e consumidores, quanto as próprias empresas, são bombardeados constantemente por novos produtos, tendências, opiniões e comportamentos, levando-os a optar por este ou aquele produto. As ferramentas propostas pelo trade marketing conceitual, de um modo geral, apresentam um ótimo desempenho quando o objetivo almejado é conquistar clientes e melhorar o desempenho comercial no ponto de venda, seja o valor médio de compra ou mesmo os espaços nas gôndolas das lojas. Entretanto, instigar o consumidor final com campanhas direcionadas e embalagens diferenciadas, hoje em dia, não é suficiente para garantir uma performance sólida, resistente às “intempéries” do mercado e a sedução presente à cada esquina de corredor.
Fortalecer o trade marketing vai além de aprimorar resultados comerciais, alcançar metas e fortalecer a marca perante seu público-alvo. Uma visão 360 graus dá a oportunidade de ouvir e ser ouvido pelas empresas parceiras, ir à campo, conhecer o ponto de venda, acompanhar de perto a real necessidade de seu parceiro comercial e do próprio consumidor.
Sob essa ótica diferenciada do business to business (B2B), a Cooperativa Veiling vem apostando em uma renovação em sua área de trade, optando por levar sua equipe “à campo”, colocando-a em contato direto com o mercado “comprador”, levantando informações, analisando as reais necessidades de cada empresa, perfil do público atendido e características de atuação.
A partir desse “descondicionando o olhar”, a equipe de trade marketing da Cooperativa Veiling, tem estruturado suas ações, desenvolvendo materiais de apoio direcionados, recomendando layouts, expositores diferenciados e adequados para o acondicionamento dos produtos, e, principalmente, orientações e treinamentos para os colaboradores que atuam na linha de frente dos PDVs.
Essa nova maneira de enxergar o mercado, mais abrangente e próximo, tem propiciado uma relação de troca de expertise entre as empresas – onde, fornecedor e comprador, têm se permitido definir novas estratégias de ação nos PDVs, criando valor e fortalecendo suas marcas, conquistando reconhecimento e visibilidade perante novos e potenciais públicos.
“A dinâmica do mercado mudou, e é preciso se atentar a ela, acompanhar o passo. Nessa caminhada, a informação é essencial e desempenha um papel fundamental na hora de traçar novos rumos. Comercial e marketing caminham lado a lado nessa corrida pelo cliente, contudo, o que os impulsiona não é só a escalada de vendas, e sim, a forma de abordagem adequada perante cada potencial consumidor: sua cultura, suas necessidades, sua experiência com o produto, e, sobretudo, sua satisfação e fidelidade”, comenta Jorge Possato Teixeira, diretor executivo da Cooperativa Veiling Holambra. “Esse trabalho assertivo é desafiador, mas pode favorecer a detecção de oportunidades e percepções que poderiam passar facilmente despercebidas com uma atuação de trade marketing “engessado”, que tenha como base somente o volátil merchandising acadêmico”, analisa o CEO.
Conteúdo exclusivo publicado na Revista MundoCoop – Edição 107
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