• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Sua empresa faz a comunicação H2H? – Rafaela Tavares é especialista em mídia digital da Smartcom

MundoCoop POR MundoCoop
31 de agosto de 2022
ARTIGO
img 8 13

img 8 13

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Quem é “fluente” em expressões do mundo dos negócios sabe o quanto é vital definir se uma estratégia de lançamento de produto, projeto ou campanha é B2B (business to business) ou B2C (business to consumer). Mas muita gente esquece que, sem um alicerce “H2H”, todo plano de comunicação e marketing desmorona.

A sigla representa uma visão “human to human”, ou seja, “de pessoa para pessoa”, algo bem alinhado com a realidade do mercado. Repare como o comportamento dos influenciadores provoca respostas do consumidor. Ou na relação dos chamados “brand lovers” (público que tem um relacionamento de fidelidade com as marcas) com empresas que levam em consideração suas necessidades, desejos, rotinas, paixões, jeito de se comunicar, estilo de vida. É simples: humanizar reflete empatia e confiança.

Não importa quão apoiada em dados, novas tecnologias e na real qualidade de seus serviços: se a estratégia de marketing ignora o fator humano, tem boas chances de fracassar.

Como definir seu público-alvo?

Quando falamos em marketing e comunicação, o H2H implica cuidados em duas frentes. A primeira é: como saber qual seu público-alvo? Quem ele é, o que consome, como fecha negócios, quais suas dores, como se relaciona com outras pessoas, como ele fala, o que compartilha, onde se comunica?

Uma forma de responder a essas perguntas é buscar o apoio de especialistas em comunicação que farão um levantamento aprofundado para estudar seu público e definir estratégias a partir desse mapeamento de personas. Seja em uma campanha, na gestão de redes sociais, assessoria de imprensa ou outros projetos: sua marca nunca pode esquecer que não fala com “consumidores”, e sim com seres humanos.

As empresas também precisam trabalhar o espaço e a visibilidade de seus porta-vozes. Estamos em uma era de conexão. O público tem mais segurança em aderir ao seu negócio quando percebe não só o conhecimento dos executivos e equipe, mas também seus valores, o que pensam, o que leem, como se posicionam, quais seus estilos de humor, como colocam em prática a cultura da empresa.

Existem muitas maneiras de fortalecer a imagem dos porta-vozes e sua relação com o público. Um dos caminhos é sua presença nas redes sociais, o que eles apresentam de relevante para os seguidores e como se relacionam com eles. Outra opção é transformá-los em fonte de artigos e entrevistas em jornais, portais de notícias, rádios, podcasts e programas de TV. Se seu porta-voz ocupa um espaço na mídia como especialista, a confiança do público e a credibilidade tendem a crescer. Isso inclui conteúdos informativos, noticiários sobre as conquistas da empresa e mesmo a gestão de momentos de crise.

É claro que nada disso deve ser conduzido de maneira aleatória. Sempre é importante que o trabalho com porta-vozes, desde o media training até a gestão de redes sociais, tenha a participação de especialistas de comunicação. Afinal, é a sua reputação que está em jogo!


*Rafaela Tavares é jornalista, escritora e especialista em mídia digital da Smartcom – Inteligência em Comunicação.

ANTERIOR

Adotar práticas de agricultura sustentável faz dos agricultores parte da solução dos desafios climáticos

PRÓXIMA

Quanta Previdência anuncia soluções para cooperativas durante o 14º Concred

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Vinícius Loss é Gerente de Pessoas e Cultura da Sicredi Fronteiras PR/SC/SP
ARTIGO

O Cooperativismo faz o futsal respirar – Vinícius Loss é Gerente de Pessoas e Cultura da Sicredi Fronteiras PR/SC/SP

17 de setembro de 2025
Claudio Costa é Head da Selbetti Business Consulting
ARTIGO

Avanço da IA demanda estratégia de governança – Claudio Costa é Head da Selbetti Business Consulting

16 de setembro de 2025
neide
ARTIGO

O voluntariado transforma realidades! – Neide Pimentel é superintendente do Instituto Cooperforte

15 de setembro de 2025
Reforma Tributária: uma reforma de negócios - Silvania Tognetti é sócia fundadora do Tognetti Advocacia
ARTIGO

Reforma Tributária: uma reforma de negócios – Silvania Tognetti é sócia fundadora do Tognetti Advocacia

14 de setembro de 2025
Roberto Santos é sócio-diretor da Ateliê RH
ARTIGO

Geração Alpha estreia no mercado de trabalho brasileiro: o que isso significa para empresas e RH? – Roberto Santos é sócio-diretor da Ateliê RH

12 de setembro de 2025
marcelo 1
ARTIGO

Da tokenização de crédito à inclusão social: agronegócio sustentável é um compromisso com o meio ambiente – Marcelo Mafra é gerente executivo de relacionamento da Tecban

12 de setembro de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cooperativismo leva sustentabilidade a escolas gaúchas
SOCIAL

Projeto cooperativo promove sustentabilidade em escolas do Rio Grande do Sul

17 de setembro de 2025
Cooperativas de crédito e saúde fecham parceria para viabilizar soluções de pagamento
ECONOMIA & FINANÇAS

Cooperativas de crédito e saúde fecham parceria para viabilizar soluções de pagamento

17 de setembro de 2025
Brasil atinge novo recorde com 350 milhões de toneladas de grãos
AGRONEGÓCIO

Brasil atinge novo recorde com 350 milhões de toneladas de grãos

17 de setembro de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

 

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 125

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.