Construir sociedades mais prósperas é o propósito do Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 6 milhões de associados, presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. No sul catarinense, a cooperativa Sicredi Sul SC, uma das 108 que integram o sistema, materializa esse propósito por meio de várias ações, dentre elas o Fundo Social. Em Içara, nove projetos terão o aporte total de R$ 43,1 mil neste ano.
As iniciativas na cidade serão executadas para atender Objetivos para Desenvolvimento Sustentável elencados pela Organização das Nações Unidas. Foram selecionados projetos da Academia Içarense de Letras e Artes, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, Associação Amigas do Peito de Içara, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Associação Sangaoense de Karate, Associação Bombeiro Comunitário, Associação Desportiva Amigos do Sul, Associação Empresarial e Associação de Pais e Professores da Escola Basica Municipal Quintino Rizzieri.
Os recursos do Fundo Social foram aprovados pelos associados em assembleia. Em 2022, foi autorizada a destinação de 2% do resultado financeiro gerado pela cooperativa no ano anterior. O prazo para inscrição dos projetos ocorreu entre os meses de abril, maio e junho. A Sicredi Sul SC recebeu 142 e aprovou 120 iniciativas em 13 cidades. Para as aprovadas, serão destinados R$ 619 mil no total.
“São iniciativas inscritas por associados pessoa jurídica da região, que atenderem o regulamento do Fundo e passaram pela avaliação de associados, colaboradores e conselheiros da Instituição”, explica Rafaela Trombin Maciel, assessora de programas sociais da Sicredi Sul SC. “A exemplo dos resultados conquistados em 2021, o Fundo Social já demonstrou ser uma ferramenta importante de incentivo às boas ideias. Isso é o princípio cooperativista do interesse pela comunidade na prática”, reforça Aloísio Westrup, presidente da Sicredi Sul SC.
Fonte: Canal Içara+
Discussão sobre post