Melhorar a qualidade da produção no campo passa por tecnologias e novos conhecimentos. Para atualizar os produtores acerca de métodos para agregar valor às suas lavouras e garantir avanços no agronegócio, o Sicoob Leste Capixaba promove uma série de encontros por meio do projeto “Dia de Campo”.
São eventos nos quais os produtores têm demonstrações de novas práticas que proporcionam a otimização dos processos e melhor gestão das propriedades rurais, promovendo aprimoramento de técnicas e troca de conhecimentos com profissionais especializados.
Serviços
A cooperativa também apresenta produtos e serviços de incentivo ao aumento da produtividade e dos lucros, além dos negócios apoiados por ela em toda a região.
No segmento de custeio, entre os serviços oferecidos pela instituição financeira, estão incluídos financiamento de insumos, tratos culturais, colheita, beneficiamento e industrialização do produto financiado, além de produção de mudas e sementes.
Nos encontros, o Sicoob Leste Capixaba também apresenta resultados obtidos pela instituição, como a chegada a 100 mil cooperados e a conquista de R$ 3 bilhões em ativos em 2021.
“O Sicoob Leste Capixaba é um grande apoiador do agronegócio e do desenvolvimento dos cooperados produtores rurais da região. A parceria com os cooperados propicia desenvolvimento regional, geração de renda e oportunidades, crescimento de negócios e fomento da economia local”, disse Alair Giuriato, diretor-executivo do Sicoob Leste Capixaba.
Segundo Alair, o projeto Dia de Campo incentiva a qualidade de vida e a busca por um mercado diferenciado, agregando valor à cadeia produtiva.
Programação
O primeiro encontro foi realizado na Fazenda São Luiz, do produtor Emir de Macedo Gomes Filho, em Linhares, no dia 14 de junho. Em 21 de julho, foi a vez de Sooretama e, em 11 de agosto, Ibiraçu. No dia 18 de agosto, o encontro será em Jaguaré. No final da matéria, você confere a agenda completa com as datas e locais.
Os próximos eventos serão realizados nas cidades de Sooretama, Ibiraçu, Jaguaré, Colatina, Linhares, Fundão e João Neiva e abordarão as novas tecnologias adotadas em diversas culturas de destaque no agronegócio capixaba.
Culturas
Os encontros irão valorizar culturas de destaque no agronegócio de cada município.
Sooretama, por exemplo, destaca-se na produção de mamão, contribuindo para o Espírito Santo se consolidar como o maior exportador dessa fruta, basicamente para países da União Europeia. A produtividade no Estado corresponde à expressiva marca de 50 toneladas por ha ao ano, valor acima da média brasileira.
Já Linhares se mantém na liderança como o maior produtor de café do Espírito Santo e o terceiro maior do Brasil. A média de Linhares é de 48,2 sacas por hectare enquanto a estadual é de 35,3. O emprego de novas tecnologias, condições hídricas favoráveis e o melhoramento genético das lavouras contribuíram para esses resultados.
Colatina é forte também na agricultura, com destaque para o café, que tem uma produção anual de 250 mil sacas, com área total plantada de 17 mil hectares. A pecuária também é forte na região. A área total de pastagens corresponde a 40 % da área cultivada do município.
Já o café com mel norteará os encontros em Ibiraçu, Jaguaré, Fundão e João Neiva.
ONU
O projeto “Dia de Campo” tem relação direta com a Agenda 2030 da ONU, mais especificamente, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 12: “Consumo e Produção Responsáveis”.
“Compartilhar conhecimento com o produtor faz com que ele possa ter um nível de qualidade de vida melhor, ampliando a sua produção e seus conhecimentos e aplicando no agronegócio. O Dia de Campo contribui para que o homem do campo melhore sua produtividade, sua estabilidade e seu lucro. A tecnologia é essencial para o futuro dos produtores”, destacou Alair Giuriato.
Fonte: Conexão Safra
Discussão sobre post