Atualmente, as discussões sobre modelos de trabalho estão cada vez mais latentes no mundo empresarial. Remoto ou híbrido, um fato que não podemos deixar de salientar é que 64% das empresas contrataram pessoas de outras localidades ao longo de 2021 e 71% consideram contratar para as próximas vagas, segundo pesquisa da Robert Half. Nesse cenário, o papel do RH estratégico se torna imprescindível não apenas para otimizar a contratação rápida, mas fazer o seu maior papel, de acolhimento e inserção na cultura da empresa.
As soluções, que iniciaram com assinaturas de contrato de forma eletrônica, hoje são capazes de fazer a admissão 100% digital, integrar outras ferramentas de RH, fazer a gestão de documentos, benefícios e agregar programas de educação e treinamentos. Tais tecnologias já reduziram, somente no primeiro semestre, mais de 235 mil horas de trabalho nos departamentos de recursos humanos.
Essa digitalização não impacta somente as empresas, elas refletem no âmbito ambiental e nos trabalhadores. O Unico People, ferramenta de admissão digital, constatou que o uso dessas tecnologias durante o primeiro semestre de 2022 deixou de emitir 4.061 kg de CO2 para atmosfera, preservou 282 eucaliptos e economizou 28 mil litros de água. Em relação aos candidatos, a estimativa é que a economia superou R$ 3 milhões em custos de deslocamento (transporte, gasolina, estacionamento e tempo), considerando que a maioria utiliza transporte público gastando em média R$ 18,48.
“Quando desenvolvemos o Unico People, tínhamos em mente simplificar a relação do RH e colaboradores, para que os profissionais pudessem se dedicar mais às pessoas, e não ficarem atolados em processos e pilhas de papel. Hoje, o novo funcionário pode optar pelos benefícios antes de entrar, evitando esperar dias para receber o vale-refeição ou alimentação, por exemplo”, explica Filipe Bertocco, especialista em soluções de RH na Unico.
Entre os segmentos que mais avançaram na digitalização de processos de onboarding, está o de de alimentos e bebidas, que contratou no período 31.442 pessoas de maneira 100% digital; saúde, com 14.507 contratações; terceirização de serviços, com 12.416; e financeiro, que no primeiro semestre admitiu 11.793 pessoas.
“Foram 188.287 admissões digitais neste ano, com a vantagem de ter a assinatura eletrônica com captura biométrica, que garante proteção de dados e segurança ao processo. Com essas tecnologias e inovações, o RH ganha mais protagonismo, deixando ser um processo, para se tornar estratégico, olhando realmente para as pessoas e para a cultura da empresa”, completa Bertocco.
Fonte: Portal Administradores
Discussão sobre post