A Campanha Isso é Coisa de Menina é um projeto que busca inspirar meninas a acreditarem nos seus sonhos e conquistarem o espaço que desejam. Trazendo as bandeiras da educação, da diversidade e da inclusão. A iniciativa busca fomentar o diálogo sobre o tema e propor mudanças sociais com o endosso do Sicredi e das iniciativas educacionais que a instituição financeira cooperativa desenvolve. A comunicação realizada prioritariamente nas redes sociais, com post estáticos, vídeos animados e depoimentos, apresentam de maneira lúdica a trajetória de uma menina que sempre acreditou nos seus sonhos, mas mesmo assim não escapou dos desafios que as mulheres enfrentam para conquistar o espaço que desejam.
O projeto foi ao ar pela primeira vez nas comemorações do Dia Internacional da Mulher em 2021 e seguiu na programação das redes sociais da Cooperativa desde então. Para Camila Carpenedo, assessora de comunicação e marketing da Sicredi Ouro Verde, a iniciativa é importante para: “que possamos entender que a liberdade de sonhar comemorada hoje (8 de março, Dia Internacional da Mulher) é resultado da luta de muitas que nos precederam. Que possamos lutar pelos nossos sonhos e enxergar valor na luta das outras mulheres, incentivando-as, respeitando-as e apoiando-as para uma sociedade mais justa.”
Para 2022, a proposta foi de trazer o contexto de construção de legados, com a personagem principal, a Dina, mais velha, iniciando sua vida financeira e descobrindo como o Cooperativismo pode transformar seu futuro e da comunidade onde ela está inserida. A mensagem principal que a campanha vai deixar esse ano é: meninas determinadas constroem legados.
Reconhecimento: Campanha de diversidade do Sicredi é destaque em premiação nacional de design
A campanha Coisa de Menina, da Sicredi Ouro Verde MT, desenvolvida pela Agência DBPV, conquistou duas premiações no Brasil Design Award 2021, considerada a maior premiação de design do país. O storytelling que conta a história da personagem Dina esteve ao lado de grandes marcas do Brasil, como Natura, Next Banco Digital, Kuat, Skol Beats, Hering, Itaú, entre outras, e conquistou prêmio em duas categorias diferentes: Design de Impacto Positivo e Craft for Design, ambas com medalha de prata.
Desde 2009, a ABEDESIGN realiza o Brasil Design Award com o objetivo de reconhecer e destacar a capacidade criativa e inovadora do design na economia nacional. Nos últimos anos, a premiação reuniu mais de 20 mil participantes, agraciando cerca de 2.500 projetos em suas cerimônias.
Na avaliação do diretor executivo da Sicredi Ouro Verde, Roberto Vargas, a premiação vem reforçar a importância de potencializar estas causas, defendidas pela cooperativa, e que expandem sua missão na sociedade. Alguns exemplos são o programa A União Faz a Vida, o Comitê Mulher e diversas outras iniciativas que promovem o desenvolvimento das comunidades, com atenção especial para a educação e como ela pode transformar realidades.
Saiba mais sobre o projeto em https://issoecoisademenina.com.br/
Fonte: Assessoria Sicredi Ouro Verde MT
Discussão sobre post