Aconteceu na manhã de ontem (25) a segunda edição do Reconhecimento Inovação com Propósito, evento realizado pelo Instituto Fenasbac. Com a presença de grandes nomes do setor de crédito, o evento realizado de forma online foi palco de grandes discussões sobre as recentes transformações enfrentadas pelo setor, que vem presenciando grandes números e impactando mais vidas a cada dia.
Entre palestras e debates, os convidados puderam compartilhar um pouco sobre a vivência no cooperativismo de crédito, que hoje possui mais de 13,9 millhões de cooperados, em 763 cooperativas por todo o Brasil, segundo dados do AnuárioCoop – Dados do Cooperativismo Brasileiro.
Realizado de forma totalmente digital, a segunda edição do RECIP contou com mais de 1 mil inscrições para o evento, com uma média de 600 pessoas assistindo à transmissão ao vivo. O evento contou com o apoio de diversos órgãos e instituições, representadas por: Roberto Campos, Presidente do Banco Central; Pamela Agnone, Vice-Presidente Executiva da União de Crédito Federal das Nações Unidas (UNFCU) – ONU; Paulo Souza, Diretor de Fiscalização do Banco Central; Harold Espínola, Chefe do Departamento de Supervisão de Cooperativas e de Instituições Não Bancárias do Banco Central e de Dirigentes das Cooperativas Financeiras do Brasil.
No período da manhã, duas mesas redondas receberam dirigentes de cooperativas e parceiros do RECIP, incluindo o presidente da Confebras, Moacir Krambeck. Na segunda mesa redonda, patrocinadores e parceiros do RECIP 2ª edição do evento destacaram o crescimento do setor. A mesa foi mediada por Douglas Ferreira, diretor da MundoCoop, Mídia Oficial e único veículo de comunicação a acompanhar e apoiar o evento realizado pelo Instituto Fenasbac.
O encontro ganhou um caráter ainda mais especial, com a aprovação pelo Congresso, da lei que moderniza o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo. O assunto foi destaque durante a fala do chefe do Departamento de Supervisão de Cooperativas e de Instituições Não Bancárias do Banco Central, Harold Espínola. Segundo ele, a lei é um importante passo para o setor e as ajuda a seguir com o seu propósito de mudança.
Reconhecimento Inovação com Propósito
Após as mesas e debates, o evento terminou com a entrega do selo Reconhecimento Inovação com Propósito, criado para comunicar o valor do cooperativismo financeiro e aumentar as capacidades de gestão e inovação das cooperativas financeiras para expansão do setor. Para a definição dos vencedores, foram feitas pesquisas e coleta de dados para cruzar as informações com números atualizados do mercado e de dados fornecidos pelo Banco Central do Brasil, alinhados aos princípios de ESG (Environmental, Social e Corporate Governance) e aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU, segundo informado pela Fenasbac.
Foram entregues 17 reconhecimentos, para 9 cooperativas singulares. Entre elas, duas se destacaram, por terem sido elegíveis em todas as cinco dimensões analisadas pelo selo: Cooperativa de Crédito de Livre Admissão do Alto Vale do Itajaí – Viacredi Alto Vale e Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de São Roque de Minas Ltda. – SICOOB Sarom.
Entre outras mencionadas no Momento de Reconhecimento, está a Cresol Conexão. Com sede em Medianeira/PR, a cooperativa foi premiada em duas categorias: Inovação com Propósito e Desenvolvimento de Capacidades, Estruturas e Recursos, que envolve ações coorporativas para qualificação dos funcionários com vistas a aprimorar processos e produtos. “O nosso trabalho com a comunidade local, sempre buscando a humanização das pessoas e a integração é algo muito importante, nós defendemos sempre que o nosso maior patrimônio é o ser humano, as pessoas, e por isso nós utilizamos toda essa frente especial do cooperativismo, com os princípios que fazem parte de uma história muito grande”, comentou Adenilson Zanelatto, presidente da Cresol Conexão.
Além da Cresol, outra nomeada foi a Unicred União, que recebeu o RECIP na Dimensão Inovação Colaborativa. Para Ingo Régis, Diretor Administrativo da Unicred União, o recebimento do selo reafirma o propósito da cooperativa. “O Reconhecimento Inovação com Propósito reafirma algo que é a nossa razão de existir na Unicred União: inovar só faz sentido se trouxer benefícios para as pessoas. Recebemos o selo RECIP na categoria Inovação Colaborativa, o que representa muito para nós. Significa que somos capazes de criar soluções para os nossos cooperados e que essa inovação está sendo compartilhada com cooperativas dentro e além das fronteiras do Sistema Unicred. É o fortalecimento do cooperativismo brasileiro como um todo, algo ao mesmo tempo necessário e gratificante. É muito bom fazer parte de uma das cooperativas do Brasil que têm o selo RECIP. Um certificado que nos leva muito além, pois reconhece o talento e o comprometimento das pessoas da Unicred União envolvidas nesse ecossistema inovador. Em breve, todas as nossas agências e a comunicação da nossa equipe exibirão essa marca exclusiva de excelência”, afirmou em depoimento para a MundoCoop.
INGO RÉGIS
Diretor administrativo da Unicred União
Confira abaixo a lista completa dos ganhadores do RECIP 2022:
Dimensão Inovação com Propósito GLOBAL
Sistema Ailos – Cooperativa de Crédito de Livre Admissão do Alto Vale do Itajaí (Viacredi Alto Vale)
Sistema Sicoob – Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de São Roque de Minas Ltda. (Sicoob Sarom)
Inovação com propósito
Sistema Ailos – Cooperativa de Crédito da Foz do Rio Itajaí Açú (Credifoz)
Sistema Cresol – Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária da Costa Oeste (Cresol Costa Oeste)
Sistema Sicoob – Cooperativa de Crédito Sicoob Coopmil (Sicoob Coopmil)
Dimensão Inovação Participativa
Sistema Ailos – Cooperativa de Crédito da Foz do Rio Itajaí Açú (Credifoz)
Sistema Sicoob – Cooperativa de Crédito Sicoob Coopmil (Sicoob Coopmil)
Sistema Sicoob – Sicoob UniMais Mantiqueira Cooperativa de Crédito de Livre Admissão (Sicoob UniMais Mantiqueira)
Dimensão Inovação Colaborativa
Sistema Ailos – Cooperativa de Crédito da Foz do Rio Itajaí Açú (Credifoz)
Sistema Unicred – Cooperativa de Crédito Unicred União Ltda. (Unicred União)
Sistema Ailos – Cooperativa de Crédito da Serra Catarinense (Credicomin)
Dimensão Comportamento Inovador
Sistema Ailos – Cooperativa de Crédito da Serra Catarinense (Credicomin)
Sistema Sicoob – Cooperativa de Crédito Sicoob Metropolitano (Sicoob Metropolitano)
Sistema Sicoob – Sicoob UniMais Mantiqueira Cooperativa de Crédito de Livre Admissão (Sicoob UniMais Mantiqueira)
Dimensão Desenvolvimento Capacidades Estrutura e Recursos
Sistema Ailos – Cooperativa de Crédito da Foz do Rio Itajaí Açú (Credifoz)
Sistema Cresol – Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária da Costa Oeste (Cresol Costa Oeste)
Sistema Ailos – Cooperativa de Crédito da Serra Catarinense (Credicomin)
Para a edição 2022, o RECIP ainda contou com a criações de duas novas Dimensões: Inovação ESG e Inovação em Finanças Verdes, além do apoio institucional da UNFCU da ONU e alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS. Em entrevista à imprensa, Carolina Castro, coordenadora-geral do RECIP, destacou a importância da inclusão destas duas novas dimensões. “Celebrar e reconhecer as cooperativas de crédito que inovam com propósito é a essência do RECIP. Agora, o RECIP 2º edição, além de trazer duas novas Dimensões, Inovação ESG e Inovação em Finanças Verdes, firma o compromisso e estimula cooperativas de crédito em todo o Brasil a se alinharem, cada vez mais, às metas de desenvolvimento sustentável tão importantes para o mundo”, finalizou.
O Instituto Fenasbac anunciou ainda durante o evento, que pretende realizar a entrega do selo de forma presencial no próximo ano. A 3ª edição do RECIP tem previsão para acontecer no mês de julho de 2023.
Por Redação MundoCoop, com informações de Instituo Fenasbac
Discussão sobre post