A importância da alimentação correta para a longevidade

A importância da alimentação correta para a longevidade

Quem é que não ama comer? Acho que todo mundo concorda que esse é um dos maiores prazeres da vida. Para nós, seres humanos, comer não é apenas questão de sobrevivência, é um prazer e também uma arte. Mas por acaso, você sabe qual a importância da alimentação correta para a longevidade? E você sabe como se alimentar corretamente para aumentar a longevidade? As pessoas geralmente têm essas dúvidas, mas não se preocupe que hoje eu estou aqui para falar exatamente disso.

A importância da alimentação correta para a longevidade é que além de ser o ‘combustível’ do corpo humano, uma alimentação correta garante uma qualidade de vida muito melhor e uma saúde indiscutível. Saber se alimentar corretamente é a chave para uma vida longa e saudável e, hoje em dia, muitas pessoas vêm buscando melhorar seus hábitos alimentares exatamente pelos motivos que eu citei acima.

Eu sei que muitas vezes fica difícil conciliar a correria do dia a dia com uma boa alimentação, mas para isso você pode recorrer a algum restaurante, estabelecimento alimentício ou site que ofereça um cardápio marmita fitness, assim você pode comprar marmitas saudáveis semanalmente ou mensalmente e garantir uma alimentação mais saudável e de qualidade para os dias de correria.

Não estou querendo dizer que não podemos comer um hamburguer, uma pizza, uma coxinha e outras gordices e delícias que todo bom brasileiro ama, podemos e devemos comer coisas assim de vez em quando, pois fazem um bem enorme para a nossa alma, não é verdade? Mas comer esses tipos de comida não deve se tornar um hábito, pois podem aquecer e fazer bem para a alma, mas para a saúde, nem tanto.

Existem diversos alimentos que podemos consumir que ajudam a aumentar a expectativa de longevidade, você sabia? Vamos ver alguns deles: Algas: são ricas em antioxidantes e em iodo e atuam na prevenção do câncer. Alho: é rico em alicina e ajuda a melhorar e regular a pressão arterial. Aveia: excelente fonte de fibras e tem alto teor energético. Azeite de oliva extra virgem: previne doenças cardíacas e reduz o risco de diabetes. Batata doce: muito rica em antioxidantes e fibras, auxilia na prevenção do câncer. Cacau: é rico em fitoquímicos e auxilia na saúde cardiovascular e no controle dos níveis de colesterol. Feijão: além de ser rico em ferro, auxilia na redução de câncer de cólon. Oleaginosas: as oleaginosas são ricas em antioxidantes e ajudam a reduzir o colesterol e triglicérides. Vinho tinto: uma taça de vinho tinto por dia ajuda a reduzir as chances de doenças cardíacas.

Além desses alimentos existem muitos outros que auxiliam na longevidade, como os legumes, verduras e frutas em geral. O ideal é que toda refeição contenha pelo menos dois vegetais e a fruta você pode consumir como sobremesa ou como petiscos no dia a dia.

Outra coisa que também faz parte de a importância da alimentação correta para a longevidade é reduzir açúcares, os níveis de sal e as gorduras saturadas da alimentação, pois nada disso em excesso faz bem para a saúde com o passar dos anos e o consumo excessivo dessas três coisas pode acarretar em diversos problemas de saúde.

A importância da alimentação correta para a longevidade – benefícios

Saber a importância da alimentação correta para a longevidade e aplicar o que sabe no seu dia a dia traz inúmeros benefícios, ainda mais se você conseguir conciliar seus novos hábitos alimentares com algum tipo de exercício físico, mesmo que seja apenas uma caminhada.

Manter uma alimentação saudável ajuda a prevenir muitas doenças como diabetes, hipertensão, obesidade, colesterol alto, câncer e doenças cardíacas. Além de fazer com que tenhamos uma alimentação rica em fibras, vitaminas e nutrientes que ajudam a aumentar a imunidade do nosso organismo e nos manter longe de gripes e resfriados.

Outro grande benefício que vem junto com uma alimentação saudável é a melhora da nossa saúde mental e auto estima. Pois se você conseguir manter bons hábitos alimentares regulares, você consegue evitar situações de estresse por conta da fome e ajuda também a manter o sono regularizado e todos esses fatores influenciam diretamente no nosso humor e na nossa pele.

Além do mais, aprender sobre a importância da alimentação correta para a longevidade e manter o que aprendeu faz com que você consiga manter boa disposição para realizar todas as suas atividades do dia a dia, sem ficar irritado, exausto e mal humorado, pois a regulação de níveis de energia no corpo estimulam a produção dos hormônios ligados diretamente ao bem estar.


Fonte: Costa Norte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *