O Sicredi Centro-Sul MS é a primeira do sistema em Mato Grosso do Sul a aderir ao FIC, o programa de Felicidade Interna do Cooperativismo que visa mensurar, monitorar e estimular a felicidade dos colaboradores, pensando no bem-estar e na gestão da felicidade. O programa será implantado em parceria com o Sistema OCB/MS – Organização das Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso do Sul e foi lançado de forma remota para os 650 colaboradores da cooperativa e contou com a palestra do especialista no assunto, Gustavo Arns, idealizador do Congresso Internacional da Felicidade.
A primeira etapa de execução do FIC na Sicredi Centro-Sul MS será envolver os colaboradores iniciando com uma pesquisa junto às 45 agências da área de atuação, depois haverá análise dos resultados consolidados para que, a partir daí, haja construção de um plano de ação. “O FIC é um processo de mobilização social e um momento para mudança em prol do bem-estar e será implantado em toda a cooperativa. Nossa intenção é promover a felicidade, a satisfação, o reconhecimento, a inovação e melhoria nos relacionamentos”, explicou o presidente da Sicredi Centro-Sul MS, Paulo Roberto Neves.
Segundo Alyne Mazarim, analista de gestão de pessoas da Sicredi Centro-Sul MS, o FIC será trabalhado em nove dimensões: saúde, meio ambiente, uso do tempo, governança, padrão de vida, educação, cultura, vitalidade comunitária e bem-estar. “Os próprios colaboradores vão criar as melhorias e os planos de ação, através de seus felicitadores, com base nas dimensões adotadas”.
A Sicredi Centro-Sul MS é a segunda cooperativa, fora do sistema, a aderir ao programa em Mato Grosso do Sul. “Esse programa traz o pioneirismo para o cooperativismo aqui no estado de um tema que está no radar e na prática temas de grandes organizações mundo afora, e o Sistema OCB além de pioneiro, traz em sua visão de futuro a busca por competitividade, integridade e felicidade.”, destacou o coordenador de Promoção Social do Sistema OCB/MS, Renato Marcelino, durante lançamento do programa.
O FIC também visa estimular e apoiar as iniciativas das cooperativas, voltadas para o bem-estar e a qualidade de vida dos seus colaboradores. O programa consolida ações em torno de um processo sistêmico que melhore os níveis de qualidade de vida das pessoas, tendo como premissa a felicidade individual e coletiva. Trata-se de uma iniciativa de desenvolvimento humano, cujos efeitos são percebidos no desempenho organizacional.
Fonte: Assessoria Sicredi
Discussão sobre post