Apesar de o Brasil não possuir eventos climáticos extremos, como furacões e tornados, enfrenta situações típicas de países tropicais que afetam as plantações, como seca, excesso de chuva, granizo, geada e variação excessiva de temperatura. Diante destes fatores de risco, contar com a proteção de um seguro pode ser, literalmente, a salvação da lavoura.
Ainda pouco difundido no Brasil na comparação com países mais desenvolvidos, o seguro de responsabilidade civil “RC Profissional – E&O” proporciona mais tranquilidade para profissionais da Arquitetura, Engenharia e Agronomia. Para os engenheiros agrônomos, que assumem variados riscos em suas atividades cotidianas, contar com a cobertura do seguro pode evitar grandes prejuízos financeiros em caso de falhas que provoquem danos a terceiros, conforme salientam os dirigentes da Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (AEASP).
O mercado de seguros agrícolas vem crescendo de forma significativa nos últimos anos. Em 2020, a emissão do prêmio total de seguros rurais alcançou R$ 3 bilhões, 36% a mais que em 2019, segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep). Mas além de garantir a cobertura da produção, os agricultores podem contar com produtos para proteger o patrimônio, equipamentos, veículos, máquinas, armazenagem, além da vida e da saúde de seus colaboradores, entre outros itens fundamentais para o sucesso de suas atividades.