01 e 02 Julho de 2020 ONLINE E AO VIVO

Cooperar

para evoluir

Vivemos um tempo em que a evolução não é apenas desejável. Ela é necessária para a superação dos desafios. Como acelerar essa evolução? Por meio do compartilhamento de experiências, autênticas e envolvedoras.
O Cooptalks 2020 reunirá lideranças e grandes nomes do mercado para amplificar aprendizados, em um ambiente virtual e estimulante.

01
Inovação

Como tonificar o DNA criativo das cooperativas?
O cooperativismo é inovador e vanguardista desde sua concepção. Mas, como resgatar essa essência e transformar a criatividade em inovação de alto impacto? Vamos debater diferentes perspectivas e tendências, e instrumentalizar a aplicação desse conceito na prática.

02
Sustentabilidade

Amplificando o desenvolvimento: a simbiose entre social e econômico
A ação local é o novo apelo para a retomada do desenvolvimento. Porém, é preciso visão sistêmica para que as intervenções regionais não percam de vista o conjunto. Como desmitificar a sustentabilidade, gerando um ciclo sinérgico entre os diversos stakeholders?

03
Conhecimento

Aprendizagem cooperativa: o caminho para a evolução
Diante de tamanha oferta e disponibilidade de conhecimentos, um retorno às origens se faz necessário. A importância do resgate da essência do cooperativismo na descoberta do propósito, como alavanca para a aceleração da aprendizagem.

04
Comunicação

Como o cooperativismo pode inspirar transformações?
O cenário atual demanda alternativas de cooperação e ajuda mútua. Quais alternativas para mobilização e fomento de empreendimentos cooperativistas, “da porteira pra fora”? Qual é o papel na ampliação da fluidez e transparência na comu-nicação, “da porteira pra dentro”?

O Futuro que

queremos

A mudança está em nosso DNA.

Descobrimos que as saídas para a crise surgem a partir do diálogo entre vozes diferentes.
Que a integração entre indivíduos, organizações e meio-ambiente é o único caminho. E que é preciso olhar para o futuro sem esquecer os resultados do presente.
Continuamos aprendendo com nossos erros e acertos. Entendemos os desafios do momento. Mas sabemos que temos um novo mundo pela frente.

Palestrantes

Cooptalkers

A programação do Cooptalks 2020 é estruturada a partir das principais demandas apontadas pelos profissionais que atuam no mercado, trouxemos nomes que são referências e tenham autoridade para compartilhar seus conhecimentos com o público.

Programação

Cooptalks 2020
Dia 1
Dia 2
Dia 1
1 de July de 2020
09:30

ABERTURA COOPTALKS 2020

Cooptalks 2020
1 July
Time:  09:30 - 10:00
Location:  Cooptalks 2020
Speaker:  Márcio Lopes

Márcio Lopes de Freitas. Presidente do Sistema OCB

Qual a cara e a força do cooperativismo brasileiro? Quem são as pessoas que fazem parte desse movimento? E de que forma exatamente esse modelo de negócio impacta a economia e a sociedade do nosso país? Nós temos orgulho de ser cooperativistas e de trabalhar pelo crescimento de um setor que realmente faz a diferença na vida de milhões de famílias, em todo o território nacional.
São praticamente 50 milhões de brasileiros que têm no cooperativismo, seja direta ou indiretamente, uma fonte de trabalho e de renda. Mais que isso, uma fonte de inclusão e de felicidade. Um total de 15 milhões de cooperados e empregados que multiplicam os resultados dessa forma empreendedora e coletiva de atuar e compartilham com suas famílias, em suas comunidades.
Fecho essa mensagem com um convite a todos os cooperativistas: vamos mostrar a todo o país, e ao mundo, o que é ser COOP, o que significa fazer parte desse movimento diferenciado chamado cooperativismo!

10:00

INOVAÇÃO: Como despertar o potencial disruptivo das cooperativas?

Cooptalks 2020
1 July
Time:  10:00 - 10:30
Location:  Cooptalks 2020
Speaker:  Martha Gabriel

Martha Gabriel. Futurista, escritora e palestrante

A disseminação de tecnologias na sociedade tem impactado a humanidade em uma velocidade sem precedentes na história da humanidade. Essa aceleração em todas as áreas do conhecimento tem causado mudanças constantes no cotidiano, e como consequência, nos deparamos com oportunidades e desafios inéditos todos os dias. Nesse contexto, uma das principais habilidades que as empresas, cooperativas e indivíduos precisam ter para sobreviver e ter sucesso é a capacidade de inovar. Não se consegue resolver problemas novos com fórmulas antigas - é necessário criar soluções novas, constantemente. Vamos abordar a inovação como metodologia e estratégia (tanto empresarial como pessoal), discutindo também a criatividade, área intimamente conectada ao assunto. Cases serão apresentados para ilustrar os conceitos.

10:30

PAINEL INOVAÇÃO: Governança das cooperativas e o Cooperativismo de plataforma

Cooptalks 2020
1 July
Time:  10:30 - 10:50
Location:  Cooptalks 2020
Speaker:  Mario De Conto

Mario De Conto. Diretor Geral da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo - ESCOOP

Mudanças comportamentais, tecnológicas e econômicas se tornaram o caminho para se reinventar e chegou o momento do cooperativismo transformá-las em novas oportunidades.
Economia colaborativa, compartilhada ou de rede; capitalismo consciente; nova economia; responsabilidade socioambiental; descentralização; desintermediação; protagonismo do usuário; horizontalização; user centric; customer experience; employee experience etc., muito citados como novidades no ambiente corporativo, não são nada originais para o mundo das cooperativas.

10:50

PAINEL INOVAÇÃO: Transformação digital e inovação

Cooptalks 2020
1 July
Time:  10:50 - 11:10
Location:  Cooptalks 2020
Speaker:  Andrea Iorio

Andrea Iorio. Especialista digital, empreendedor, palestrante e criador de conteudo

Diga a verdade: você achou, algum dia, que veria o planeta inteiro parar, em pleno século XXI, e desconhecer completamente o futuro?

Ninguém esperava por isso, mas é o que temos pra hoje: com a COVID-19, todo mundo, no mundo todo, foi impactado, de alguma forma, pelas consequências da pandemia. E, no cenário brasileiro, os desafios que o lockdown proporciona às cooperativas se mostram duríssimos.

Para começo de conversa, tivemos uma queda dramática em demanda em boa parte dos setores da economia. Estamos vivenciando, pela primeira vez na história moderna, a impossibilidade de vender e distribuir serviços “à moda antiga”, bem como fluxo de caixa sob enorme pressão.

A COVID-19 trouxe consigo novas prioridades e tendências de consumo – e não deu tempo para que o mercado se habituasse a elas. Em resumo, temos hoje menos atividade em inúmeras PMEs, times preocupados, isolados e sob extrema pressão mental. Nada bom, certo?

A verdade é que todos nos sentimos pressionados. Mas, diante do medo, o ser humano tem três reações fundamentais: congelar, fugir ou reagir.

11:10

PAINEL INOVAÇÃO: Como despertar o potencial criativo e inovador das cooperativas?

Cooptalks 2020
1 July
Time:  11:10 - 11:30
Location:  Cooptalks 2020
Speaker:  Thiago Martins

Thiago Martins Diogo. Coordenador de Programas de Inovação para o Cooperativismo (Desenvolvimento da Cultura de Inovação) ISAE/FGV

A cultura de inovação dentro das cooperativas é de grande valia, pois através dela diversos métodos e processos podem gerar melhores resultados e reduções de custos e tempo. A inovação depende muito mais das pessoas, do que da tecnologia. Inovação não precisa, necessariamente, ser um software. Pode ser um método, um processo que proponha uma solução para a necessidade de algo ou de alguém. Nós somos ilógicos, e essa é a beleza do ser humano. E é por isso que somos muito melhores que o computador. O computador é mais rápido, mas a Inteligência Artificial não tem capacidade de sentir e de criar. Enquanto o computador não chegar a capacidade de ter sentimentos, ainda estamos na frente.

11:30

PERGUNTAS & RESPOSTAS

Cooptalks 2020
1 July
Time:  11:30 - 12:00
Location:  Cooptalks 2020

Perguntas e respostas para os participantes

12:00

INTERVALO

Cooptalks 2020
1 July
Time:  12:00 - 15:00
Location:  Cooptalks 2020
15:00

SUSTENTABILIDADE: Sociedade 5.0

Cooptalks 2020
1 July
Time:  15:00 - 15:30
Location:  Cooptalks 2020
Speaker:  Gil Giardelli

Gil Giardelli. Estudioso de Inovação e Economia Digital

O mundo está mudando e isso não é mais novidade, mas os novos desafios da humanidade possuem uma coisa em comum, o apelo para a sustentabilidade. Porém, como equilibrar as dimensões sociais, ambientais e econômicas em prol do desenvolvimento sustentável? Agora, mais do que nunca, chegou a hora de remodelar as estratégias e o cooperativismo, que contempla esses valores, pode se tornar um grande aliado do mundo.

15:30

PAINEL SUSTENTABILIDADE: Liderança com Valores

Cooptalks 2020
1 July
Time:  15:30 - 15:50
Location:  Cooptalks 2020
Speaker:  Ricardo Voltolini

Ricardo Voltolini. Especialista em sustentabilidade e CEO da Ideia Sustentável

Quando tratamos de sustentabilidade, da perenidade de um sistema, organização ou cooperativa, parece óbvio que olhar para o futuro faça parte da estratégia. No entanto, é patente que a maioria das instituições atuais simplesmente não tem considerado o futuro em suas decisões.

Em geral as organizações tem observado e tratado dos assuntos do “aqui e agora”, nos melhores casos, utilizando como base para as suas decisões as práticas reconhecidas e já consolidadas de outras instituições.

Sustentabilidade pressupõe um olhar para o futuro, logo, para tendências, identificação e gestão de riscos e oportunidades futuras. Assim, não basta olhar apenas para o passado ou para presente, mas, para garantir a sustentabilidade da organização no longo prazo, é preciso estar atento, acompanhar as possíveis alterações de cenário e preparar-se para as mudanças antes que elas possam causar impactos negativos na organização.

15:50

PAINEL SUSTENTABILIDADE: Os principais obstáculos que as cooperativas encontram quando desejam incorporar a sustentabilidade ao seu negócio

1 July
Time:  15:50 - 16:10
Location:  Cooptalks 2020

José Guilherme Barbosa Ribeiro, diretor-superintendente do Centro Sebrae de Sustentabilidade, Cuiabá (MT)

A sustentabilidade é hoje um nicho de mercado, mas futuramente será um padrão e, considerando que 99% das empresas brasileiras são micro ou pequenas, não há como manter esse segmento fora da agenda do desenvolvimento sustentável. Evidentemente, as grandes empresas estão sintonizadas com esta tendência e os padrões de exigência ambientais, públicos ou privados, cada vez mais rigorosos na maior parte do mundo.

16:10

PAINEL SUSTENTABILIDADE: Economia baseada no afeto (Novo capitalismo)

Cooptalks 2020
1 July
Time:  16:10 - 16:30
Location:  Cooptalks 2020

Maria Flávia. Palestrante, professora das áreas de Empreendedorismo e Sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral

A inércia é um fator perigoso dentro das cooperativas, inclusive, quando essas já se encontram solidificadas e estáveis no Mercado. A inércia induz o comodismo, camufla a visão da(s) empresa(s) – aquela que foi tão imprescindível ao crescimento – mas, acima de tudo, desacelera os pilares da inovação e da humanização, partes que movimentam a engrenagem principal de qualquer empresa: as pessoas.

Vamos colocar em foco a importância do relacionamento interpessoal, do trabalho coletivo e da manutenção da cultura cooperativista.

Desfragmentando a cooperativa ou empresa em vários indivíduos vivos, ela revela o poder da empatia e do pertencimento, possibilitando à seus colaboradores um novo horizonte recheado de novas possibilidades, de transformação e com o foco no desenvolvimento social e econômico.

16:30

PERGUNTAS & RESPOSTAS

Cooptalks 2020
1 July
Time:  16:30 - 17:00
Location:  Cooptalks 2020
17:00

ENCERRAMENTO

1 July
Time:  17:0000:00
Dia 2
2 de July de 2020
09:30

ABERTURA COOPTALKS 2020 - Inovação no cooperativismo

Coopalks 2020
2 July
Time:  09:30 - 10:00
Location:  Coopalks 2020
Speaker:  Arthur Igreja

Arthur Igreja. Palestrante e Autor de Inovação

Muito se fala na era da transformação digital sobre os novos modelos de negócios, a economia compartilhada e economia circular, mas o que temos de mais avançado são as cooperativas.

As regiões que mais avançam são aquelas que tem cooperativas fortes e atuantes, aquelas que multiplicam os resultados individuais e trazem crescimento para a comunidade.

Comparado com outros países do mundo, o cooperativismo ainda tem muito para crescer no Brasil.

Nessa palestra vou apresentar cases de sucesso, os melhores modelos de gestão e como a tecnologia invade as cooperativas de uma forma que elas não percam sua identidade

10:00

GESTÃO DE CONHECIMENTO: O Novo Código da Cultura – Vida ou Morte na Era Exponencial

Coopalks 2020
2 July
Time:  10:00 - 10:30
Location:  Coopalks 2020
Speaker:  José Salibi Neto

José Salibi Neto. Fundador da HSM, empresa líder em Educação Executiva

A era digital abriu oportunidades sem precedentes para as empresas, mas também deixou cada vez mais imprevisíveis os obstáculos – e as ameaças – para se manter relevante no mercado. Movimentos surgem e se dissipam com a mesma velocidade que os avanços tecnológicos alteram os paradigmas, e navegar em meio a esta tempestade se torna cada vez mais desafiador.

Considerando que uma cooperativa é um agrupamento de pessoas reunidas em prol de um objetivo comum ou, pelo menos deveria ser assim, é a cultura organizacional que dá o tom unindo todo esse ecossistema. Em uma tradução sintética: a cultura de uma empresa é o jeito que ela utiliza para 'fazer as coisas acontecerem.

10:30

PAINEL CONHECIMENTO: Educação cooperativista: a aprendizagem essencial

Coopalks 2020
2 July
Time:  10:30 - 10:50
Location:  Coopalks 2020
Speaker:  Maíra Santiago

Maíra Santiago. Presidente e educadora na Cooperativa Coletiva

Atualmente, o cenário incerto demanda o desenvolvimento de habilidades e a visão de novas possiblidades, porém as necessidades do mercado já têm alterado os rumos das organizações há tempos. Tendo um papel primordial na formação e sobrevivência do mundo corporativo, os novos modelos de gestão e educação moldam os caminhos a seguir. Afinal, quais barreiras ainda precisam ser rompidas?

10:50

PAINEL CONHECIMENTO: Princípios da Governança Cooperativa e a Sociedade do Conhecimento

Coopalks 2020
2 July
Time:  10:50 - 11:10
Location:  Coopalks 2020
Speaker:  Rodrigo Casagrande

Rodrigo Casagrande. Diretor da RCA Governança e Sucessão

Tendência internacional, a governança corporativa chegou ao Brasil como um caminho para que empresas e demais organizações pudessem ser dirigidas e monitoradas de forma transparente. Essa dinâmica corporativa engloba aspectos como o relacionamento entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas. Mas, como saber se sua empresa/cooperativa está no caminho da governança?

11:10

PAINEL CONHECIMENTO: Educação Online e aplicação do Ciclo de aprendizagem vivencial

Coopalks 2020
2 July
Time:  11:10 - 11:30
Location:  Coopalks 2020
Speaker:  Pablo Murta Baião

Pablo Murta Baião Albino. Professor do Curso de Cooperativismo Universidade Federal de Viçosa (UFV) | Atua nas áreas de formação, gestão e desenvolvimento de organizações cooperativas

Como os desafios atuais e futuros da educação online podem ser convertidos em vantagens para as organizações cooperativas.

Nesta abordagem pretendo apresentar que poucas organizações vinham se preparando para atuarem de forma massiva, comprando, vendendo, ensinando, se relacionando no ambiente online.
Diante desta realidade, as organizações que entenderem os desafios e souberem se adaptar a este ambiente, poderão alcançar vantagens competitivas.
Por sua vez, como fazer isso?
Como viabilizar ações em um ambiente online em organizações formadas por pessoas que ainda estão se adaptando a “novidades” no século passado como o Telefone Celular (1983), a Word Wide Web (1989), e outros ambientes de interação como Facebook (2004), You Tube (2005), Twitter (2006), Smart Fone (2007).
Esta evolução, ou revolução, como entenderem mais oportuno, acabou criando um grande número de imigrantes digitais que precisam se reinventar para tentar não ser totalmente substituído pelos nativos digitais ou mesmo pelas máquinas.

11:30

PERGUNTAS & RESPOSTAS

Coopalks 2020
2 July
Time:  11:30 - 12:00
Location:  Coopalks 2020
12:00

INTERVALO

Coopalks 2020
2 July
Time:  12:00 - 15:00
Location:  Coopalks 2020
15:00

COMUNICAÇÃO: A importância da comunicação para as cooperativas

Coopalks 2020
2 July
Time:  15:00 - 15:30
Location:  Coopalks 2020
Speaker:  José Luiz Tejon

José Luiz Tejon Megido. Palestrante internacional

Os novos temos exigem novas soluções e mesmo para movimentos já conhecidos por sobreviverem em crises, a reinvenção de conceitos e práticas se torna necessária para conseguir ampliar seu alcance e continuar transformando as realidades ao seu redor. Como a comunicação impacta a relação do cooperativismo com a sociedade?

O estado da arte na comunicação das cooperativas – o que está faltando? O que é de fato o marketing, a comunicação e o agribusiness? Para onde isso vai?

Vamos mostrar as expectativas do novo consumidor e do novo produtor, além da globalização dos jovens e o novo papel da mulher. Das sementes às mentes – muito mais do que negócios agropecuários: uma administração total das ações e das percepções.

O reino da comunicação educadora mediática.

15:30

PAINEL COMUNICAÇÃO: Campanha Somos Coop

Coopalks 2020
2 July
Time:  15:30 - 15:50
Location:  Coopalks 2020

Tânia Regina Zanela. Gerente Geral da OCB

O SomosCoop é um movimento que levanta a bandeira do cooperativismo no Brasil. Seu principal objetivo é conectar cooperativas, cooperados e integrantes do Sistema OCB em torno de uma única causa para tornar o cooperativismo conhecido e reconhecido na sociedade.
Este movimento busca despertar a consciência das pessoas para a importância do cooperativismo e gerar orgulho naqueles que abraçam a causa. Acreditamos que é possível transformar o mundo em um lugar mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos. O movimento SomosCoop quer mostrar isso para todo mundo e promover engajamento à causa cooperativista.

15:50

PAINEL COMUNICAÇÃO: Cooperativismo: a sociedade conhece o nosso propósito?

Coopalks 2020
2 July
Time:  15:50 - 16:10
Location:  Coopalks 2020
Speaker:  José Rossato Jr.

José Rossato Junior. Presidente da Coplana - Cooperativa Agroindustrial

O conceito de marketing significa o elo entre empresa e cliente e a forma como a empresa vê o mundo externo, aplicar marketing nas cooperativas necessita que o cliente seja colocado em primeiro lugar, além disso, todos devem se envolver nesse objetivo. Isso inclui se preocupar menos com a produção e valorizar a clientela.

Investir em treinamentos, capacitações, criar estratégias para fidelizar clientes são algumas estratégias que podem ajudar a cooperativa a introduzir o marketing na organização.

16:10

PAINEL COMUNICAÇÃO: Marketing digital e inovação

Coopalks 2020
2 July
Time:  16:10 - 16:30
Location:  Coopalks 2020
Speaker:  Romeo Busarello

Romeo Deon Busarello. Vice Presidente da Tecnisa | Professor ESPM | INSPER | FIA

Não é novidade para ninguém que o comportamento do consumidor se modificou dramaticamente nos últimos anos e segue se transformando, com consequências sentidas em toda a cadeia de negócios. Nesse contexto, o marketing vem tendo de mudar da água para o vinho.

Nesse novo mundo do "matemarketing", cercado de dados em tempo integral, trazer para perto startups inovadoras se tornou estratégia comum a grandes empresas.

Entre as principais transformações, está o aumento da expectativa de vida e da quantidade de divórcios e recasamentos. É o que chamamos de monogamia seriada.

Além de se tornarem mais longevos, os indivíduos começam a se movimentar para garantir que esses anos 'extras' sejam plenos de experiências. Não à toa, 35% dos compradores de apartamentos pequenos já têm mais de 50 anos.

Experiência, em substituição à posse, é um mantra que vai se estendendo das faixas etárias mais baixas às mais elevadas.

16:30

PERGUNTAS & RESPOSTAS

Coopalks 2020
2 July
Time:  16:30 - 17:00
Location:  Coopalks 2020
17:00

ENCERRAMENTO

Coopalks 2020
2 July
Time:  17:0000:00
Location:  Coopalks 2020

Patrocínio

Apoio

Apoio institucional

Por que participar?

Os caminhos estão abertos. Cabe a nós fazer as escolhas certas.
Vamos descobrir juntos? Nos vemos em julho.